Cidades

Ipatinga realiza mais de 2.000 preventivos no Outubro Rosa

IPATINGA – Dezenas de servidores da Prefeitura Municipal de Ipatinga participaram, na manhã de quinta-feira (17), de uma ação no hall de entrada do prédio do Executivo, que marcou o início da campanha de conscientização pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o “Outubro Rosa”. O evento, que contou com a presença do prefeito Nardyello Rocha, serviu para conscientizar as servidoras quanto à necessidade de prevenção e benefícios de uma rápida identificação da doença.

Durante as atividades, também populares em busca de serviços no prédio da administração foram recepcionados por servidores vestidos de rosa, em alusão ao mês. “Foi tudo muito bonito. Estão todos de parabéns”, disse a moradora do bairro Bom Jardim, Célia Maria Rodrigues, que estava acompanhada da neta Aghata, de oito anos.

Integrantes da escola de música TOM (Tenente Osvaldo Machado) também abrilhantaram a ação, além de atores do Departamento de Cultura. “Todas as iniciativas para preservar vidas têm que ser valorizadas e merecem o nosso respeito. Esse foi mais um dia em que todas as mulheres puderam trabalhar essa conscientização”, sintetizou a servidora Marilda Otoni, diretora do Departamento de Recursos Humanos da PMI. 

AÇÕES

Neste mês de outubro, a Secretaria de Saúde do município pretende atingir uma meta de mais de dois mil exames, entre mamografias, exame de imagem usado para detectar a doença, preventivos e biópsias, direcionados a mulheres na faixa de 49 a 60 anos.

“A prefeitura se dispôs neste mês de outubro, além de desenvolver uma série de outras atividades internas e externas nas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica Municipal, disponibilizar para a população 2.000 mamografias e preventivos além de biopsias”, conclamou o prefeito durante a ação.

Servidoras interessadas na realização do exame preventivo têm até o dia 24 de outubro para procurar o Departamento de Atenção Básica da prefeitura, no quinto andar, de 9h às 17h. Elas devem apresentar documento de identidade, comprovante de endereço e requisição do exame.

O chefe do Executivo comentou ainda sobre as ações permanentes realizadas pela administração no sentido de garantir o atendimento às mulheres da cidade. “Esse Outubro Rosa é um momento para uma reflexão maior. A prefeitura tem mantido esse trabalho durante todo o ano. Entretanto, temos usado essa data com os servidores e com a população para refletir sobre esse diagnóstico. Quanto mais cedo você detecta, maiores são as chances para a recuperação”, concluiu.

CORRIDA ROSA

Dentro das atividades do Domingo no Parque, a Prefeitura de Ipatinga realizará no dia 27 de outubro a 2ª Corrida Rústica do ‘Outubro Rosa’. O evento, que estava previsto anteriormente para o dia 20, foi transferido para a semana seguinte, abrindo oportunidade para um maior número de participantes. O aquecimento para a corrida está marcado para as 8h30, com largada às 9h. 

No principal cartão postal da cidade, o Parque Ipanema, serão montadas tendas de saúde, com instituições parceiras do poder público, para aferição de pressão, verificação do Índice de Massa Corporal (IMC) e orientações nutricionais, além de dicas com cuidados ao público feminino. As inscrições para a Corrida estão abertas e podem ser realizadas no site da prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com