Cidades

Ipatinga mobiliza para fidelizar doadores de sangue

IPATINGA – A cada dois segundos alguém precisa de transfusão de sangue no Brasil. São pacientes hematológicos, com câncer e outras doenças; vítimas de queimaduras e de acidentes graves que serão submetidos a cirurgias de urgência ou pessoas que passarão por cirurgias eletivas (programadas). O sangue humano é insubstituível e vital e a demanda, contínua. Mas, no período de férias e festas de fim de ano, os estoques diminuem. Conforme dados da agência transfusional do Hospital Municipal de Ipatinga, a queda chega a 30% no volume de doadores entre dezembro a fevereiro.

Em contrapartida, a demanda cresce em decorrência do aumento de acidentes. Daí é preciso um esforço maior para que ninguém sofra com a falta de hemoderivados, sobretudo, neste período. Portanto, antes de sair de férias e iniciar os festejos, é importante doar sangue. O apelo é da Secretaria de Saúde de Ipatinga e da Fundação Hemominas, que reforçam a campanha para fidelizar doadores e sensibilizar novos voluntários.

COLETA DE SANGUE

Em virtude dos feriados de natal e ano novo, a agência transfunsional acompanhará candidatos à coleta de sangue, excepcionalmente, nesta quarta (23) e na próxima terça-feira (29). O veículo, com capacidade para até 14 voluntários, sairá do Hospital Municipal, no bairro Cidade Nobre, às 7h. Ao antecipar a data da coleta, a Secretaria de Saúde de Ipatinga espera a adesão de candidatos à doação.

A farmacêutica Monise Fonseca lembra que os interessados em fazer a doação também podem se dirigir pessoalmente à sede da Fundação Hemominas, em Governador Valadares. A coleta é feita de segunda à sexta-feira A lista completa de pré-requisitos para doação e impedimentos temporários está disponível no site da Prefeitura de Ipatinga (www.ipatinga.mg.gov.br).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com