Cultura

Ipatinga mapeia cultura

IPATINGA – A Prefeitura Municipal está preparando uma grande e apurada pesquisa sobre a cultura do município. Até o mês de setembro, todos os artistas, agentes, gestores e trabalhadores do setor serão cadastrados e integrarão um completo banco de dados, num trabalho de pesquisa que será feito pela Consultoria Diverso e coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Esse “mapeamento”, que inclui também bens tombados pelo patrimônio histórico e passíveis de inventários, vai permitir a criação do Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais (SMIIC) e sua integração ao Sistema Nacional, além de subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Cultura.
O lançamento do SMIIC será feito no dia 13 de agosto, às 18h30, no sétimo andar do prédio da Prefeitura de Ipatinga, com um seminário de apresentação do mapeamento cultural. Artistas, produtores, profissionais e grupos culturais da cidade estão sendo mobilizados para esse encontro, quando será detalhada a metodologia do trabalho e formada uma rede de colaboradores.

PESQUISA
Pesquisadores da Diverso vão percorrer a cidade, até o mês de setembro, para catalogar todos os nomes, manifestações, bens e projetos do setor cultural. Serão instalados pontos de apoio nas regionais, mas o cadastro poderá ser feito também pela internet, através dos sites ipatinga.mg.gov.br e diverso.com.br.
Conforme o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Fernando Rocha, o SMIIC vai reunir indicadores e informações sobre a cultura de Ipatinga, e funcionar também como um instrumento para dar visibilidade a quem milita e trabalha no setor. “Queremos mapear todos os equipamentos e práticas culturais, artistas, grupos artísticos, bens do patrimônio e até mesmo as expressões tradicionais e coletivas, num trabalho importante para conhecermos melhor o setor e definirmos, com a participação de todos os envolvidos, uma nova política cultural”, ressalta Fernando Rocha.
O secretário explicou ainda que o município aderiu ao Sistema Nacional de Cultura e que o mapeamento é a primeira tarefa para implementar o Sistema Municipal de Cultura. ”Desta forma, teremos uma base de dados que representará o potencial cultural da cidade e uma visão mais clara para se definir os investimentos públicos no setor, além de fortalecer e divulgar a nossa produção em nível nacional”, conclui.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com