IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança e Convivêcia Cidadã, lança nesta semana, através da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã, através da Defesa Civil, uma série de ações com o objetivo de prevenir e orientar os moradores que vivem em áreas de risco geológico ou sujeitas às inundações.
Na 2ª quinzena de outubro ocorre a Semana Nacional de Redução de Desastres da qual o município participa.
O trabalho em nível local consta de blitz educativas no trânsito, palestras nas escolas da rede municipal, entrega de lonas para moradores de áreas com risco de deslizamentos e panfletagens nas regiões já mapeadas pela Defesa Civil com recomendações e os números de telefones para que as pessoas possam ligar em caso de necessidade de pedir socorro.
CAMPANHA E VISTORIAS
Os agentes da Defesa Civil vão itensificar as vistorias das áreas para identificar riscos, orientar os moradores e criar mecanismos de acionamentos imediatos para evacuações de urgência.
Além do trabalho de campo, vídeos informativos sobre os perigos do período chuvoso serão divulgados.
Paralelo a essas ações, a prefeitura realiza, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (SESUMA), limpeza de galerias e bueiros, corte de árvores condenadas e a retirada de pessoas de áreas de risco.
A Defesa Civil também está vistoriando imóveis que foram interditados em anos anteriores, cujos donos recebem da prefeitura o aluguel social. Indiferentes ao perigo desses locais, muitas famílias retornam aos imóveis interditados, desafiando a própria segurança. Cabe ao município notificar os moradores para que desocupem os imóveis.
A prefeitura lembra que o único objetivo desse trabalho é a preservação da vida. A maioria das tragédias em período chuvoso ocorre por falta de prevenção, aviso ou noção do perigo.
O período chuvoso, em Minas Gerais, vai de setembro a março. A Defesa Civil de Ipatinga estará em alerta durante todo o período e enviará avisos a toda a população a qualquer informe da meteorologia.
SERVIÇO
Disque 199: Para falar na Defesa Civil
Whatsaap: 31 3829-8414
Receba alertas por SMS mandando uma mensagem para: 40.199