quarta-feira, abril 16, 2025
Google search engine
InícioGastronomiaIpatinga lança 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar

Ipatinga lança 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar

População poderá registrar contribuições e sugestões para a execução do Plano por meio da aba “Sugestão Segurança Alimentar”, já disponível no aplicativo “Fala, Ipatinga!”

IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Caisans), lançou nesta terça-feira (8) o 1º Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (PLAMSANS 2025–2028). O plano é um instrumento que estabelece diretrizes e ações municipais destinadas a respeitar, proteger, promover e garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada para todos os cidadãos.

O documento foi elaborado de forma colaborativa, por meio de reuniões promovidas pela Caisans, composta pelas secretarias de Assistência Social; Saúde; Educação; Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo; e Serviços Urbanos e Meio Ambiente. A elaboração do plano também contou com a participação de membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), convidados e contribuições da sociedade civil – por meio da 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável –, legitimando o processo de construção.

POLÍTICAS PÚBLICAS

Junto ao lançamento do Plano, também foi anunciada a criação da aba “Sugestão Segurança Alimentar” no aplicativo “Fala, Ipatinga!”. A proposta é facilitar a promoção de políticas públicas alimentares de forma participativa, permitindo o registro de contribuições e sugestões da população para a execução do plano e outras ações relacionadas à temática.

O evento contou com a presença do presidente da Rede Leste Banco de Alimentos, João Paulo de Paiva, que fez uma breve explanação sobre a importância da estruturação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) nos municípios após sua adesão.

As cinco secretarias que integram a Caisans apresentaram as ações e metas propostas no plano. O evento também foi prestigiado por representantes das administrações municipais de Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Caratinga e Ipaba.

DIREITOS BÁSICOS

O secretário de Assistência Social, Flávio Miranda, que também preside a Caisans, destacou o compromisso da gestão com a promoção de direitos básicos e o fortalecimento das políticas públicas intersetoriais. “A construção do Plano Municipal de Segurança Alimentar representa um compromisso real da gestão com a dignidade e o bem-estar das pessoas. Garantir o acesso à alimentação adequada é uma prioridade, e esse documento orienta nossas ações para que elas sejam cada vez mais efetivas e integradas. É um avanço importante para Ipatinga”, avaliou.

A secretária executiva da Caisans, a assistente social Glaucilene Garcia de Souza também falou sobre a relevância do lançamento do plano e a trajetória até sua construção. “Hoje é um dia histórico para Ipatinga. A entrega do nosso primeiro Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável é fruto de muito diálogo, estudo e trabalho conjunto. Representa um avanço significativo na garantia do direito humano à alimentação adequada. Cada diretriz aqui traçada foi pensada com responsabilidade e sensibilidade, ouvindo diferentes vozes e olhando com atenção para as necessidades do nosso povo. Temos muito orgulho de fazer parte dessa conquista coletiva”.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments