Cidades

Ipatinga investe no ‘patrimônio verde’

IPATINGA – O salão de eventos do hotel San Diego, no bairro Horto, ficou lotado nesta sexta-feira (26), quando aproximadamente 100 pessoas participaram do seminário “Arborização Urbana – Saúde Pública e Qualidade de Vida”, promovido pela Prefeitura de Ipatinga em parceria com a Infrater e a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). Entre os presentes, um grande número de estudantes universitários, ambientalistas, dirigentes de Associações de Moradores e entidades, além de servidores de outros municípios da região.

O seminário foi aberto pela prefeita Cecília Ferramenta, que destacou a retomada de investimentos e programas para fazer de Ipatinga uma referência na área ambiental. A arborização é uma das principais marcas da cidade, que tem hoje uma das maiores áreas verdes por habitante do País. São aproximadamente 100 mil árvores plantadas em áreas públicas e um programa inovador de produção de doação de mudas à população.

Esse “patrimônio verde”, conforme Cecília Ferramenta, tem que ser cuidado por todos. Ela observou que a Prefeitura faz um grande esforço para manutenção das áreas verdes, mas é preciso que os moradores também se empenhem. “É preciso despertar nas pessoas o sentimento de ‘pertencimento’, mostrar que a cidade é de todos e que todos precisam ajudar a cuidar. Uma árvore representa mais do que a sombra: conforto térmico e melhoria da qualidade do ar são alguns dos muitos benefícios”, afirmou a prefeita.

TÉCNICA
De 9:00h até as 12:00h, os participantes do seminário puderam assistir a quatro palestras, a principal delas com o biólogo gaúcho André Duarte Puente, presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana. O especialista destacou a necessidade de se fazer um planejamento e um trabalho permanente em defesa das árvores. Ele falou também sobre a legislação e as normas técnicas do setor. “Podar uma árvore não é tarefa simples, é preciso ter técnica e seguir uma série de normas”, ressaltou.

André Puente falou sobre a sua experiência como servidor da Prefeitura de Porto Alegre (RS) e sobre o trabalho da entidade que preside desde o início do ano. “Pela sua importância para o meio ambiente, e para a própria vida, precisamos conciliar as árvores com o desenvolvimento urbano, com a indústria, com as redes aéreas, ruas e calçadas públicas.

A árvore está relacionada à saúde e à qualidade de vida, por isso temos que seguir normas para plantio e podas, e evitar, ao máximo, a supressão de qualquer espécie. As pessoas não podem fazer esse trabalho sem orientação, sem seguir as normas, pois o que seria uma solução, o plantio ou a poda da árvore, poderá se transformar num grande problema”, finalizou Puente.

BOM SENSO
Outro palestrante do seminário foi Rafael Fernandes Castro, gerente da Infrater, que presta serviços à PMI na área ambiental. Ele destacou a preocupação da atual Administração com a arborização, cuja manutenção é permanente. Rafael elogiou também o Viveiro Municipal, no bairro Jardim Panorama, que produz aproximadamente 25 mil mudas por mês, de espécies variadas, que são plantadas em áreas públicas e distribuídas gratuitamente à população. “É um trabalho que, além de técnica, requer paciência, zelo e bom senso”, observou.

Rafael Castro comemorou o resultado desse trabalho, que pode ser visto em 5 milhões de metros quadrados de áreas verdes e 36 mil m² de jardins espalhados pela cidade. De acordo com o gerente da Infrater, poucas cidades no Brasil têm uma infraestrutura ambiental como Ipatinga, mas ressalta que é preciso que a população se conscientize e ajude a cuidar desse “patrimônio verde”.

“É louvável a atitude de quem planta uma árvore, mas é preciso que isso seja feito com critérios: a espécie mais adequada para cada local, os cuidados para a sua conservação e outros detalhes. Da mesma forma, é preciso seguir as normas para podas, de modo que essas intervenções não acabem por matar a árvore. Com o envolvimento da população, fica mais fácil cuidar da cidade e ajudar a fiscalizar. Iniciativas como esse seminário ajudam a criar essa harmonia de que tanto precisamos”, concluiu Rafael Castro.

QUALIDADE DE VIDA
A importância das árvores em relação à saúde e à qualidade de vida foi abordada nas outras duas palestras do seminário, com o médico do trabalho Luiz Felipe Gonçalves e com o engenheiro agrícola Daniel Martins, professor da Unipac. Ambos mostraram que as árvores têm relação direta com as pessoas, e enquanto um dos palestrantes mostrou sua importância para a saúde, como a redução da incidência de doenças respiratórias, o outro fechou o ciclo falando sobre os reflexos da arborização da cidade na rotina dos moradores.

Em comum a todos os palestrantes foram os elogios à presença do “verde” em Ipatinga. “A quantidade e a diversidade de árvores na cidade chamam a atenção e encantam todos. Uma cidade arborizada é mais saudável e alegre, pois as árvores são aliadas nº 1 da vida”, afirmou Luiz Felipe, que mora em Belo Horizonte.


Um público de cerca de 100 pessoas participou do seminário sobre “Arborização Urbana”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com