Cidades

Ipatinga intensifica mobilização por recursos com filiação à FNP

(Crédito: Secom/PMI)

CAMPINAS – Ipatinga passa a integrar a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), entidade representativa dos municípios que congrega cidades como Porto Alegre, Uberlândia, Belo Horizonte e São Paulo. A filiação foi assinada nesta terça-feira (11), na presença do presidente da FNP, José Fortunati, prefeito de Porto Alegre. “A participação de um município do porte de Ipatinga vai contribuir muito com a nossa causa, pois precisamos demonstrar força junto ao Governo Federal para que nossas reivindicações sejam atendidas”, comemorou Fortunati.

A prefeita Cecília Ferramenta afirmou que o ingresso do município na entidade significa uma mobilização maior em busca da repactuação da distribuição de recursos junto aos governos federal e estadual. “A situação dos municípios hoje é de comprometimento da receita com o custeio da máquina administrativa, que a cada vez mais absorve novos serviços e demandas da população, sem qualquer contrapartida financeira. Não há mágica. Sem apoio para o custeio, os municípios se veem impedidos de investir”, avalia.

Para a prefeita, além da busca de soluções pontuais e emergenciais, o trabalho da FNP significa a construção de alternativas em médio prazo, para estancar o déficit municipal que vem se formando ao longo dos anos. “Hoje, a mobilização dos prefeitos é essencial para que tenhamos vitórias na luta municipalista”, afirma a prefeita, informando ainda que a primeira pauta para as próximas semanas será em busca de alternativas para o pagamento dos precatórios sem comprometer o caixa municipal. “Nesta luta, muitas vezes precisamos do apoio de deputados, pois há necessidade de alterações na legislação, e certamente nosso deputado Gabriel Guimarães irá se comprometer conosco”, conclui.

EIXOS DE ATUAÇÃO
Além da atuação para a repactuação da distribuição dos recursos, Ipatinga se engajará também nas discussões sobre mobilidade urbana e sustentabilidade. O III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável acontecerá em abril de 2015, em Brasília, tendo como tema “Nova Governança Federativa e o papel das autoridades locais no Brasil e no Mundo”. Trata-se do maior debate sobre sustentabilidade envolvendo os municípios e entidades relacionadas.

“Teremos vários encontros preparatórios para definir os eixos dos debates bem como as experiências que serão demonstradas. Nossa administração está preparando alguns projetos voltados para a sustentabilidade e meio ambiente, incluindo a questão da água, que não pode ficar de fora da agenda política dos gestores municipais, pois é um problema que afeta a todos. Certamente os encontros irão contribuir para aperfeiçoar os projetos que serão lançados em Ipatinga, e também nossa experiência irá ajudar neste debate”, afirma Cecília.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com