Prefeitura vai visitar mais de 4,7 mil imóveis entre os dias 26 e 30 de maio para mapear criadouros do mosquito da dengue
IPATINGA – A partir da próxima segunda-feira (26), a Prefeitura de Ipatinga inicia o segundo Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 — uma estratégia essencial para identificar os bairros com maior risco de transmissão de dengue, zika e chikungunya. Ao todo, a equipe da Seção de Controle de Zoonoses visitará aproximadamente 4.736 imóveis, distribuídos em diversas regiões da cidade.
O último levantamento, realizado em janeiro, apontou um índice de infestação de 7,4%. O cenário exige atenção máxima, especialmente porque a maioria dos focos está localizada dentro de quintais e residências.
“O LIRAa nos mostra onde o perigo está concentrado e nos dá munição para agir com mais precisão. Já intensificamos os bloqueios e os tratamentos nos bairros com maior índice. Mas é fundamental que a população também entre nessa guerra, cuidando do seu espaço”, ressalta o secretário de Saúde, Walisson Medeiros.
AMOSTRA
Realizado a cada trimestre, o LIRAa é uma pesquisa amostral que analisa a presença do mosquito Aedes aegypti em imóveis do município. Com base nesses dados, a Secretaria de Saúde consegue traçar um panorama real da infestação, priorizando as ações nos locais mais críticos e protegendo a população de possíveis surtos.
“A aplicação de larvicidas, as vistorias e os bloqueios são feitos com base nesse diagnóstico. É um trabalho minucioso, que exige atenção e engajamento. Mas, acima de tudo, é uma ferramenta que salva vidas”, reforça Walisson.
MAIS QUE VISTORIA
Além do levantamento, a Seção de Controle de Zoonoses mantém um cronograma contínuo de orientações casa a casa, visitas a pontos estratégicos, recolhimento de materiais inservíveis e aplicação de larvicidas.
“A maior parte dos criadouros está em pratinhos de plantas, bebedouros de animais, copos descartáveis, tampinhas de garrafas e objetos esquecidos nos quintais. É algo que está ao alcance de todos nós eliminar”, alerta Vanessa Andrade, gerente do Departamento de Zoonoses.
A melhor forma de combater a dengue está dentro de casa
A Prefeitura de Ipatinga reforça que a participação da população é decisiva. O mosquito da dengue se desenvolve em água limpa e parada, e apenas 10 minutos por semana são suficientes para realizar uma vistoria completa no quintal ou jardim e eliminar focos.
“O poder público está fazendo sua parte com levantamento, fiscalização, tratamento e mobilização. Mas, sem o envolvimento de cada morador, não vamos vencer essa guerra. A prevenção está nas mãos de todos nós”, finaliza Walisson Medeiros.