Cidades

Ipatinga inicia EJA do Campo

(Crédito: Secom/PMI)

 

IPATINGA – As irmãs Maria da Conceição de Souza, de 53 anos, e Maria Auxiliadora de Sá Araújo, de 51 anos, moradoras do bairro Pedra Branca, aprovam a nova modalidade da Educação de Jovens e Adultos direcionada aos moradores da zona rural de Ipatinga. “Quero relembrar tudo o que estudei e melhorar a minha caligrafia”, conta Maria Auxiliadora. Ainda segundo ela, o estudo vai auxiliar em sua rotina, “Vai ficar mais fácil resolver assuntos de banco, fazer compras e viajar”, explica a estudante da EJA do Campo.

Elas participaram da turma que assistiu à aula inaugural do EJA do Campo realizada na Escola Municipal Hermes Oliveira Barbosa, no Pedra Branca. A modalidade faz parte da nova organização curricular da Educação de Jovens e Adultos em Ipatinga, com a inserção de oficinas artísticas, culturais e de profissionalização integradas ao conteúdo escolar. Além disto, a novidade é uma das ações do Educa Cidade – Plano Municipal de Educação de Qualidade, que abrange diversas iniciativas da Prefeitura de Ipatinga voltadas para as escolas municipais.

NOVA MATRIZ

A EJA do Campo contempla, também, uma demanda da população da zona rural do município, que necessita elevar a sua escolaridade para alcançar as capacitações profissionais. Em função disto, a Secretaria Municipal de Educação vai aliar a matriz curricular da EJA com conteúdos sobre Agricultura Familiar e Economia Solidária, assegurando aos alunos transporte, merenda e material escolar.

Primeira aluna a se matricular na EJA do Campo em Ipatinga, Maria do Socorro Gonçalves Santos, de 45 anos, pretende realizar um sonho a partir de agora. “Quero estudar para fazer concurso, mas também para ir além. Meu sonho é ser chefe de cozinha”, conta a moradora do Pedra Branca que foi cantineira na E.M. Hermes de Oliveira, mas ainda não pode ingressar no serviço público como efetiva, pela falta de escolaridade exigida.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com