Cidades

Ipatinga incentiva aleitamento materno

IPATINGA – O leite materno tem tudo o que uma criança precisa até os seis meses, inclusive água. Protege contra doenças graves, como diarreia, alergias e infecções respiratórias, ajuda a diminuir as cólicas e promove o bom desenvolvimento mandibular (fala e dentição). Também é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, como apontam estudos recentes. E ainda fortalece os laços afetivos entre a mãe e o bebê.

A lista de benefícios é extensa, tanto para quem amamenta quanto para quem recebe. E para incentivar o aleitamento materno, a Prefeitura de Ipatinga está investindo na atualização dos profissionais de todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Desde maio do ano passado, pelo menos 300 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, técnicos de higiene bucal, administrativos e auxiliares de serviços, já foram capacitados em nove UBS do município.

A proposta é criar uma rede para auxiliar as mulheres com dúvidas e problemas na amamentação.
As oficinas integram a “Estratégia Rede Amamenta Alimenta”, de iniciativa do governo federal, em implantação com a parceria da Prefeitura no município. A nutricionista e referência técnica do Núcleo de Apoio da Saúde da Família (NASF) de Ipatinga, Naiara Rochele, destaca que o programa federal abrange ações de planejamento, apoio e incentivo à alimentação saudável complementar – dos seis meses aos dois anos – e na infância, conforme a realidade local.

Em Ipatinga, com média anual de 3,3 mil gestantes atendidas na rede pública, o calendário de reuniões segue até junho nas unidades de saúde ainda não contempladas pela capacitação, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A próxima oficina será realizada na Unidade Básica de Saúde do Barra Alegre, no dia 25 de fevereiro.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com