Cidades

Ipatinga inaugura Centro de Educação Infantil para 200 crianças

IPATINGA – A prefeita de Ipatinga, Cecília Ferramenta, inaugurou nesta terça-feira (1º) o Centro Municipal de Educação Infantil José Martins da Silva, localizado no bairro Jardim Santa Clara. A nova unidade municipal de ensino vai assegurar atendimento gratuito para até 200 crianças, do berçário à pré-escola. A solenidade reuniu autoridades, lideranças comunitárias, familiares das crianças, os educandos e a comunidade local.

“Ao inaugurar este centro municipal de Educação Infantil, estamos cumprindo um compromisso assumido com a comunidade em 2013. Mesmo com as dificuldades financeiras que nosso município enfrenta, não cruzamos os braços. Não estamos medindo esforços para ofertar ensino público com qualidade social para nossas crianças. É através da Educação que construímos uma cidade melhor”, afirmou a prefeita Cecília.

“Ipatinga vive momentos muito distintos de sua história. O município hoje enfrenta os mesmos problemas que os demais. Não somos mais aquele município rico de outrora, mas isso não nos desanima. Com muita responsabilidade, buscamos recursos em outras esferas de governo e assim vamos realizando investimentos em diversos setores”, pontuou a prefeita.

O presidente da Câmara, Sebastião Guedes, destacou o compromisso da administração municipal com a população. “Falta orçamento, mas não falta determinação para realizar os investimentos de que a cidade necessita. A inauguração de um equipamento com esta qualidade é prova disso”, reforçou o vereador.

ESTRUTURA
A nova unidade compreende salas pedagógicas e de informática, secretaria, pátio coberto, cozinha, refeitório, sanitário e berçário, entre outros ambientes, todos adaptados para pessoas com deficiência. Os recursos para construção foram assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), do governo federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O valor destinado para a obra foi de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

“Com a ampliação dos centros educacionais infantis, o município avança no cumprimento de uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), que é ampliar a oferta de Educação Infantil, atendendo às crianças de 0 a 5 anos. Estamos confiantes que o trabalho que será realizado aqui dará o suporte para o sucesso dessas crianças em toda a sua vida escolar”, destacou a secretária municipal de Educação, Leida Tavares. “Além disso, vamos criar oportunidades para que a comunidade utilize o local como espaço de capacitação e convivência”, adiantou a secretária.

IMPORTÂNCIA

A dona de casa Vânia Ambrosia Bambirra, de 36 anos, que mora no bairro Vila Celeste, destaca a importância de uma unidade de Educação Infantil para as mães que precisam trabalhar. “Muitas de nós não tem com quem deixar seus filhos. Além disso, as crianças vão conviver em grupo e acredito que este contato auxilia no seu desenvolvimento”, pontuou.

Durante o evento, as crianças e seus familiares acompanharam a prefeita Cecília Ferramenta e a secretária Leida Tavares em uma visita guiada pelas instalações da creche e puderam conhecer os espaços onde as atividades serão desenvolvidas.

A aluna do Centro Municipal de Educação Infantil José Martins da Silva, Ana Gabriela Moreira Marinho, de 5 anos, ficou animada. “Adoro pintar, colorir e desenhar. Acho que vai ser muito legal estudar aqui e fazer novos amiguinhos. A escola é novinha e tem muita coisa legal”, expressou a educanda, moradora do Vale do Sol.
A solenidade também foi prestigiada pelos representantes da família do senhor José Martins da Silva, liderança comunitária que empresta seu nome ao centro de educação, por secretários municipais, representantes da comunidade e de entidades sociais, além dos vereadores Agnaldo Bicalho, Adelson Fernandes, Lene Teixeira e Nilton Manoel.


A dona de casa Vânia Ambrosia Bambirra, de 36 anos, que mora no bairro Vila Celeste, destacou a
importância de uma unidade de Educação Infantil para as mães que precisam trabalhar.

 

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com