Cultura

Ipatinga ganha roteiro turístico rural

IPATINGA – Logo de manhã um farto café, com direito a quitandas mineiras como bolos, biscoitos de sabores variados, roscas, sucos e frutas frescas. Na sequência o turista pode optar por caminhadas em áreas remanescentes do bioma Mata Atlântica, visitas a manifestações culturais, como o Congado do Ipaneminha, a prática de rapel por paredões e cachoeiras ou por participar de oficinas de artesanato ou de culinária. As atividades fazem parte do Ipatinga Rural – Roteiro Turístico.

A iniciativa de criação do roteiro foi da Prefeitura de Ipatinga, com recursos do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR) e sua execução realizada em parceria com a empresa Actio Engenharia Turística, sendo lançado recentemente durante a II Feira Regional de Turismo do Vale do Aço.

OPÇÕES
O roteiro foi concebido pensando em fazer com que os moradores de Ipatinga e os turistas que visitam a cidade possam desfrutar da vida rural do município, uma vez que são poucos deles que conhecem ou aproveitam de forma criativa as atratividades dos bairros rurais de Ipatinga.

A iniciativa é formada por sete empreendimentos, que oferecem hospedagem, alimentação, visita a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), trilhas, oficinas de artesanato e culinária, passeios de bicicleta,além das atividades de aventura, como rapel, cachoeirismo.

Ao todo são 13 atividades listadas no roteiro, inclusive com programação específica para crianças. “O próprio turista escolhe o pacote que deseja fazer, pois as opções são muitas. Essa ferramenta reúne atrativos do nosso município, sempre cercada de muita natureza, e apresenta as nossas potencialidades na culinária, lazer, esportes radicais, diversão e ecologia”, enumera a agricultora familiar, Janete Zacarias.

OFERTA DE ATRATIVOS
O roteiro turístico é uma das estratégias da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdetur) para qualificar a oferta dos atrativos turísticos, incrementar uma atividade que gera empregos e rendas. O processo começou a ser elaborado com a identificação de potenciais empreendedores, que são proprietários rurais do município. A ideia é transformar essas potencialidades em produtos rentáveis, de forma organizada e integrada com a economia local.

“Cada empreendimento selecionado oferece o seu melhor atrativo. Com o roteiro, descobrimos que, se trabalharmos juntos, podemos criar mecanismos para promover o desenvolvimento do turismo rural em Ipatinga. Dessa forma conseguimos agregar mais valor e oferecer um rico serviço para os turistas”, disse o proprietário do restaurante Curral, Davi Alves Luna, selecionado para participar da iniciativa.
As informações sobre Ipatinga Rural – Roteiro Turístico podem ser obtidas pelos telefones (31) 98819 7710 ou 98859 4639.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com