Programa visa fiscalizar pontos estratégicos da cidade para prevenir crimes e ampliar condições de segurança da população
IPATINGA – Com a presença do prefeito Gustavo Nunes e autoridades civis, militares e do poder judiciário – representantes das instituições que integram os Sistemas de Defesa Social e de Justiça Criminal, foi realizada nesta terça-feira (13), na sede do 14º Batalhão PM, a solenidade de inauguração do programa “Cinturão de Segurança de Ipatinga”. Cinquenta modernas câmeras foram instaladas em pontos estratégicos cidade, proporcionando monitoramento por 24h com o objetivo de oferecer maior proteção à população, prevenir e combater crimes nos limites do município.
A Administração municipal liberou os espaços públicos nos quais os dispositivos foram instalados. Os equipamentos, de alta tecnologia, farão a vigilância remota de veículos, pessoas e ambientes públicos, sem a necessidade de agentes presenciais de monitoramento.
AI
Por meio de inteligência artificial, as câmeras farão a integração em tempo real junto ao sistema Hélios da Polícia Militar e também ao Córtex do Ministério da Justiça e Segurança Pública. As imagens ficarão armazenadas por até 30 dias no Copom – Centro de Operações Policiais Militares do 14º BPM.
Ao final da solenidade, as autoridades foram convidadas para conhecer a Central de Monitoramento do Cinturão de Segurança, instalada dentro do Copom, no quartel do 14º BPM.