IPATINGA – A cidade está prestes a ganhar uma associação comunitária, criada por cidadãos engajados, cuidadores e pacientes do município e da região que precisam fazer tratamento com cannabis medicinal. A informação é da presidente da Associação Terapêutica Receita Verde (ATREVE), a fisioterapeuta Lorrana Gonçalves de Assis. Ela adianta que a instituição está em processo de formalização jurídica e aguardando o registro oficial junto ao cartório.
Lorrana explica que que a ATREVE foi fundada para atender milhares de pessoas que convivem com doenças como TEA, fibromialgia e Parkinson, mas não têm acesso a médicos capacitados ou opções de tratamento com cannabis. “Falta de informação, preconceito e alto custo afastam quem mais precisa da medicina baseada em plantas”, diz ela, salientando que a
a ATREVE surge para ser a “ponte” entre quem precisa de ajuda e os profissionais que podem oferecê-la com dignidade.
EDUCAÇÃO & CONEXÃO
Entre as atividades desenvolvidas pela ATREVE, Lorrana destaca oficinas e cursos de cultivo doméstico e extração artesanal, parcerias com médicos e associações de todo o Brasil e produção e divulgação de conteúdos acessíveis sobre cannabis.
A ATREVE mantém parceria com a Casa Ganja CN (headshop local), promove o diálogo aberto sobre uso consciente da cannabis e a conscientização de jovens sobre os riscos do uso precoce de substâncias.
A Associação também vai promover a orientação jurídica para processos via SUS e Habeas Corpus para cultivo, tratamento gratuito ou com custo simbólico para pessoas em vulnerabilidade e escuta ativa e acolhimento humanizado para pacientes e familiares.
A ATREVE enfatiza sua função social, contribuindo para orientar as pessoas que precisam de tratamento com cannabis medicinal com informações sobre tratamentos legais, suporte social e jurídico, conexão com profissionais capacitados e cursos e rodas de conversa abertas à comunidade.
Conforme Lorrana, a ATREVE, inicialmente vai atuar no Vale do Aço, com atendimento remoto e presencial, mas planeja expandir sus atividades para outras regiões de Minas Gerais, com novas parcerias e ações de formação comunitária.
SERVIÇO
Associação Terapêutica Receita Verde (ATREVE)
Contato: 31 97259‑2537
Instagram: @SOMOSRECEITAVERDE