Nacionais

Ipatinga espera coletar 180 bolsas de sangue em campanha de doação

IPATINGA – Com o objetivo de abastecer o estoque de bolsas de sangue do Hospital Municipal de Ipatinga (HMI), a Prefeitura realiza no próximo dia 6, em parceria com a Fundação Hemominas e a Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço), a primeira campanha de doação voluntária de sangue de 2017. A ação acontecerá das 9h às 16h, com posto de coleta no campus da Univaço, no bairro Veneza I, situado à rua João Patrício Araújo, nº 179.
Segundo a farmacêutica da Agência Transfusional do HMI, Monise Fonseca, a Prefeitura espera coletar a capacidade máxima de bolsas de sangue no dia da campanha, que são 180. “Todos os doadores são muito bem-vindos, pois há pacientes dos mais diversos tipos de sangue necessitando de doação. Mas, especialmente, aguardamos as pessoas que possuem o grupo sanguíneo com fator RH negativo, que são A-, B-, AB- e O-, esse último considerado doador universal”, enfatizou.

SITUAÇÃO CRÍTICA

Atualmente, a Agência Transfusional do HMI está em situação crítica devido ao baixo estoque de bolsas de sangue com fator RH negativo. A queda nos estoques chega a 30% do volume necessário para atender a unidade hospitalar. O HMI consome, em média, 110 bolsas de sangue todos os meses.
O sangue doado é utilizado em pacientes hematológicos, com câncer e outras doenças; vítimas de queimaduras e de acidentes graves que serão submetidos a cirurgias de urgência ou pessoas que passarão por cirurgias eletivas (programadas). Alguém que será submetido a cirurgia cardíaca, por exemplo, precisa de muito sangue. Sem ele, o procedimento vital para sua saúde pode ser adiado ou mesmo cancelado.

Orientações sobre a doação

O processo de doação é seguro e retira apenas uma pequena quantidade de sangue (450 ml) da corrente sanguínea, reposta pelo corpo do doador em até 24 horas.
No dia da coleta de sangue, é necessário apresentar documento de identidade original com foto (RG, carteira de motorista ou de trabalho). Os voluntários precisam ter idade entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 quilos e não terem sofrido hepatite ou Doença de Chagas após os 11 anos. Pessoas de 16 a 18 anos incluídas entre os doadores devem ser autorizadas pelos pais ou responsáveis. O doador também precisa ter e estar com boa saúde.
Outras dúvidas sobre doação podem ser esclarecidas pelo telefone: 3828-5637.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com