Cidades

Ipatinga entra no combate à violência infanto-juvenil

Campanha “Violência é pior que Bicho Papão. Ela existe”      (Créditos: Reprodução)


IPATINGA
– As questões relativas às garantias dos direitos da população infanto-juvenil voltam a ser discutidas em Ipatinga, neste fim de semana, com a realização da 17ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente. O evento vai acontecer neste final de semana, no auditório do 7° andar da Prefeitura de Ipatinga, e terá como tema “Violência conta a criança e o adolescente – uma doença social”.

Este ano, os delegados municipais vão se basear em cinco eixos temáticos para deliberar as diretrizes municipais: “A violência doméstica – da negligência ao abuso sexual, cuidar de quem cuida, evitar a manutenção do ciclo de violência”; “A avaliação dos riscos e cuidados visando à não revitimização, a partir de um fluxo de atendimento na escola, nos serviços de saúde, nos serviços judiciários e nos serviços protetivos”; “Práticas profissionais a serviço da garantia de direitos com vistas à prevenção da violência intrafamiliar”; “Consequências da violência como problemas de saúde física, mental e social” e “Fundamentos éticos e legais do atendimento à vítima de violência”.

ABERTURA
A abertura da 17ª Conferência será nesta sexta-feira (19), às 18h, e contará com a presença do médico psiquiatra da infância e da adolescência, José Raimundo Lippi. Ele é membro emérito da Academia Mineira de Medicina, doutor em Ciências, presidente da Associação Brasileira de Prevenção e Tratamento das Ofensas Sexuais (ABTOS) e coordenador do Ambulatório Especial de Acolhimento e Tratamento às Ofensas Sexuais.

No sábado (20), as atividades terão início a partir das 7h, com credenciamento, leitura e aprovação do regimento interno da 17ª Conferência, apresentação e votação do processo de escolha dos conselheiros não-governamentais. Ainda na parte da manhã, serão formados os grupos que vão discutir os cinco eixos-temáticos e propor as diretrizes para o município.

A partir das 13h, os delegados municipais vão deliberar, em plenária, as diretrizes a serem levadas para a etapa estadual da conferência e, em seguida, vão eleger os conselheiros não-governamentais. O encerramento da conferência está previsto para as 17h, logo após a apresentação da nova composição do CMDCA para o próximo biênio.

A 17ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Ipatinga.

PARTICIPAÇÃO
O evento é aberto a toda a comunidade, bastando que os interessados em participar como ouvintes se dirijam ao auditório da PMI, nos horários das atividades previstas na programação da conferência.

Terão direito a voz e voto apenas os 52 delegados eleitos durante as pré-conferências, que aconteceram entre os dias 13 e 15 de junho, e os 52 delegados indicados pela Prefeitura de Ipatinga, em conformidade com a Lei Municipal 2.517/2008, que cria o CMDCA.

SERVIÇO
17ª Conferência Municipal da Criança e do Adolescente
Local: Auditório do 7° andar da PMI
Dia 19, sexta-feira – 18h
Dia 20, sábado – 7h


O psiquiatra da infância e da adolescência,
José Raimundo Lippi

Campanha vai romper silêncio contra abusos
IPATINGA
– Com objetivo de alertar a população sobre toda forma de violência contra o público infanto-juvenil, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Ipatinga vão lançar uma campanha intitulada “Violência contra criança e adolescente, não. Passou da hora de romper o silêncio”.

A primeira ação será uma caminhada, marcada para 8h, desta sexta-feira (19/06), com concentração na Praça 1° de Maio. Os participantes vão seguir pela avenida João Valentim Pascoal, passando pela rua Belo Horizonte, até as avenidas Londrina e Ilhéus. A mobilização será encerrada no bairro Planalto.

Segundo a presidente do CMDCA, Maria da Conceição Sousa, a participação popular é fundamental para o sucesso da ação. “Só vamos conseguir erradicar, de fato, toda forma de violência contra a criança e o adolescente, quando a população se conscientizar sobre os prejuízos sociais gerados por esta violação de direitos. Por isso, precisamos trabalhar juntos”, reforça.

AÇÃO CONTINUADA
A campanha “Violência contra criança e adolescente, não! Passou da hora de romper o silêncio” é composta por diversas atividades a serem desenvolvidas durante este ano. A programação inclui audiências públicas, seminários, palestras e distribuição de material educativo em escolas do município.

Todo o material de divulgação – panfletos, camisas, mochilas e adesivos – contém o slogan da campanha e os contatos do disque denúncia (Disque 100), além dos telefones celulares de plantão das regionais I e II, que atendem durante 24h. Mais informações podem ser obtidas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente pelo telefone (31) 3829-8433.

Cena de uma das campanhas contra o silêncio sobre a violência infantil


SERVIÇO

Lançamento da campanha “Violência contra criança e adolescente, não! Passou da hora de romper o silêncio”.
Local: Concentração na Praça 1° de Maio – Centro de Ipatinga
Dia 19 (sexta-feira), 8:00
h

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com