Cidades

Ipatinga é destaque em pesquisa do Ministério do Turismo

IPATINGA – Pelo segundo ano consecutivo Ipatinga volta a ser destaque no Mapa do Turismo Brasileiro. O município foi mantido na categoria “B”. A classificação é dividida em cinco categorias, de A a E, conforme a relevância da cidade. Ficam nas categorias mais elevadas as cidades com maiores números de empregos formais e de estabelecimentos na rede hoteleira, além do fluxo doméstico e fluxo internacional.

De acordo com o novo mapa, o país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. Em comparação com o último diagnóstico, Minas Gerais reduziu de 466 para 285 o número de cidades participantes de suas 40 regiões turísticas. Apenas 13 cidades do estado foram classificadas na categoria “B”. “Para esse ano os critérios ficaram ainda mais rigorosos e um número menor de cidades aparecem neste ranking. Por isso essa classificação de Ipatinga ganha ainda mais destaque e esse reconhecimento demonstram que as políticas públicas voltadas para o setor desde 2013, estão no caminho certo”, enfatizou Amarildo José de Assis, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDETur).

Entre as principais ações realizadas pela administração nos últimos três anos estão: incorporação da sigla “Turismo” à pasta de Desenvolvimento Econômico e a criação da Seção de Turismo, retomada do convênio com o Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM), contratação de uma consultoria para a formatação do roteiro turístico da zona rural do município, realização da Semana e Feira de Turismo, investimentos em qualificação profissional, participação no projeto Turismo no Vale, que é desenvolvido pelo SEBRAE e a realização do Festival gastronômico Ipatinga Gourmet.

CATEGORIZAÇÃO
De acordo com o novo mapa, 29% (630) dos municípios estão nas categorias A, B e C. Esses municípios concentram 93% do fluxo de turistas doméstico e 100% do fluxo internacional. Os demais 1.545 municípios, que representam 71% dos casos, figuram nas categorias D e E. Esses destinos não possuem fluxo turístico nacional e internacional expressivo, no entanto alguns possuem papel importante no fluxo turístico regional e precisam de apoio para a geração e formalização de empregos e estabelecimentos de hospedagem.

O Tribunal de Contas da União e o Senado Federal reconhecem o Mapa do Turismo Brasileiro como um instrumento importante para orientar a gestão no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas e descentralizadas. A atualização constante do documento se torna, portanto, fundamental para que esse instrumento seja eficaz e respeite os princípios de eficiência da Administração Pública.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com