Cidades

Ipatinga destaca ações de revitalização ambiental

IPATINGA – A Prefeitura realiza até a próxima sexta-feira (06), uma programação alusiva ao Dia Municipal do Meio Ambiente. As ações da Prefeitura voltadas para preservação e recuperação de áreas verdes na cidade não param.

Desde 2013, seguindo uma determinação da prefeita Cecília Ferramenta, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) prioriza a retomada de serviços de limpeza pública e a implantação de programas, em conjunto com a população e parcerias com entidades ambientais e o setor privado, que asseguram uma cidade mais verde, arborizada e com foco na sustentabilidade.

PAISAGISMO
Dentre as ações iniciadas no ano passado, destacam-se os serviços de paisagismo e a revitalização do Parque Ipanema, principal atração turística da cidade. A Prefeitura também reorganizou o Viveiro Municipal e promoveu o reflorestamento de áreas verdes urbanas, como nos bairros Bom Jardim e Recanto, e intensificou a preservação de áreas verdes e nascentes nas Áreas de Proteção Permanente (APP).

Outra importante iniciativa, realizada em parceria com a população, é a realização de Conferências Municipais de Meio Ambiente e a renovação dos conselhos municipais em Defesa do Meio Ambiente (Codema) e Gestão Colegiada da APA-Ipanema, com a capacitação de conselheiros e servidores municipais ligados ao meio ambiente.

SOSSEGO

De acordo com o secretário da Sesuma, Gustavo Finocchio Lima, outra ação de grande importância reativada no município, a partir de 2013, é a Patrulha do Sossego, com a fiscalização noturna de bares, casas de shows e eventos. “Atendemos às reivindicações da população e reestruturamos esse serviço, que estava paralisado na cidade desde 2012”, explica.

O secretário também avalia positivamente a organização dos processos internos da Sesuma. “Iniciamos em 2013 a estruturação do Sistema Municipal de Gestão Ambiental, com a padronização de procedimentos relativos às solicitações de serviços e licenciamentos ambientais, cumprindo com uma das propostas do programa de governo da prefeita Cecília Ferramenta”, reforça Gustavo Finocchio.

CATADORES

“Outra ação de grande importância é a renovação dos convênios com as associações de catadores do município, fomentando a geração de emprego e renda e, também, dando início a mais uma etapa nos estudos para a implantação da coleta seletiva em toda a cidade”, ressalta. O secretário cita que esta é uma das diretrizes eleitas na 11ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, para compor o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), assinado em janeiro deste ano pela prefeita Cecília Ferramenta.

O PMSB tem o objetivo de investigar as condições de saneamento básico no município, por meio de atuações dos órgãos públicos e empresas privadas. “Dessa forma será possível efetivar uma avaliação sobre a oferta e a qualidade dos serviços prestados, além de possibilitar análises das condições ambientais e suas implicações diretas com a saúde e a qualidade de vida da população”, argumenta Finocchio.

Programação da Semana

Dentro da programação da Semana de Meio Ambiente de Ipatinga, nesta quarta-feira, no Dia Municipal do Meio Ambiente, a equipe do Departamento de Meio Ambiente (Demam) da PMI realizou distribuição de flores para os servidores municipais, no hall da Prefeitura.

Na manhã desta quinta-feira (05), em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura realiza blitzen ecológicas, com distribuição de mudas, no Parque Ipanema, na BR-458 – na saída para Caratinga, e na Praça 1º de Maio, das 8h30 às 10h30. Já no bairro Bom Jardim haverá o plantio de mudas para revitalização da Lagoa da Passagem Raízes, a partir das 9h.

Nesta sexta-feira (06), no encerramento das atividades da programação, a Prefeitura de Ipatinga realizará uma visita guiada ao Viveiro Municipal. O evento vai contar com a participação dos alunos da rede municipal de ensino, que participarão de atividades de Educação Ambiental. Confira a programação completa no Portal Cidadão – www.ipatinga.mg.gov.br.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com