Cidades

Ipatinga debate exploração sexual infanto-juvenil

IPATINGA – A Prefeitura Municipal e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) promovem, nesta sexta-feira (16), mais uma ação com foco no enfrentamento do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Desta vez, o assunto estará em pauta no seminário “Crianças e adolescentes vítimas de violência sexual: Transgressão moral e social”.
O evento acontecerá no auditório do campus da Faculdade de Medicina do Vale do Aço (Univaço), a partir das 13h. A palestra principal será ministrada pelo médico pediatra e psiquiatra infantil, André Luiz Brandão Toledo. Embora aberto para a comunidade em geral, o seminário tem como público-alvo os profissionais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social e representantes de entidades e órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos em Ipatinga.

CONSCIÊNCIA
O secretário municipal de Assistência Social, Vasco Lagares, antecipa que a proposta do seminário é ampliar a discussão sobre o tema principal e, de forma conjunta com a sociedade, buscar soluções para reconhecer, prevenir e combater os casos de violência infanto-juvenil. “Só vamos erradicar de fato toda forma de violência contra a criança e o adolescente quando todos se conscientizarem sobre os prejuízos sociais, psicológicos e físicos gerados por esta violação de direitos”, reforça.
O seminário também marca as atividades do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio em todo o país. Os objetivos são mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. A entrada é franca e o credenciamento poderá ser realizado no dia e local do evento. Mais informações junto ao CMDCA de Ipatinga, pelo telefone (31) 3829-8407.

ROMPA O SILÊNCIO
A violência sexual contra criança e adolescente é crime, e toda população pode fazer parte da mobilização de enfrentamento à violência, inclusive denunciando os casos suspeitos ou confirmados de abuso e exploração infanto-juvenil. Todos os casos suspeitos devem ser informados aos órgãos competentes para apuração. Onde denunciar:

EM IPATINGA
Conselho Tutelar (Regional 1) 8455-5521 – Plantão 24 horas
Conselho Tutelar (Regional 2) 8455-5780 – Plantão 24 horas

NO PAÍS
Disque Denúncia (Disque 100)
Delegacias e Polícia Militar, Polícia Rodoviária e Polícia Federal

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com