Cidades

Ipatinga debate educação de qualidade

Educadores da rede municipal participam da etapa municipal dos debates

IPATINGA – A Prefeitura Municipal realizou nesta quinta-feira (6) a Conferência Municipal de Educação preparatória para a II Conferência Nacional da Educação (Conae), programada para acontecer em 2014. O evento reuniu cerca de 100 participantes, entre gestores de escolas, professores, profissionais da área de educação e representantes dos segmentos das comunidades escolares da rede pública, na Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus, no bairro Veneza.

Para a prefeita Cecília Ferramenta, a Conferência Municipal abre mais um canal de participação popular em Ipatinga. “Os delegados eleitos nesta conferência serão a voz de Ipatinga no fórum de discussão intermunicipal. Precisamos levar as reivindicações e sugestões do município para outras esferas, a fim de propor melhorias para a educação do nosso país”, destacou a prefeita, na abertura das atividades do evento.

TEMA

A etapa municipal foi pautada pelo tema “O Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, que também será discutido na Conae 2014.

Segundo a secretária de Educação de Ipatinga, Leida Alves Tavares, o encontro propõe o debate sobre a organização do Sistema Nacional de Educação. “Ipatinga discute a construção de um sistema que venha padronizar os modelos de oferta da educação no Brasil. Os eixos temáticos debatidos dialogam com os planos e projetos de trabalho propostos pela Administração Municipal para a rede pública de ensino. Além de ampliar a oferta de vagas da Educação Infantil, uma das metas do governo federal, vamos lutar, sobretudo, por melhorias na qualificação e a valorização do professor”, ressaltou a secretária.

Professora e mãe de aluno da Escola Municipal Chirlene Cristina Pereira, Reny Batista avaliou que a conferência é fundamental para garantir a qualidade social da educação. “A transformação da nossa sociedade virá pela educação e, por isso, é preciso começar a discutir, com muito respeito, o ensino em nosso país”, argumentou.

EIXOS TEMÁTICOS

A Conferência Municipal debateu sete eixos temáticos: “O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação”; “Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos”; “Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”; “Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem”; “Gestão democrática, participação popular e controle social”; “Valorização dos profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho”; “Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos”.

As propostas debatidas em Ipatinga foram registradas em um relatório final, a ser encaminhado à Comissão Preparatória da etapa microrregional, que acontece na próxima segunda-feira (10/06), em Coronel Fabriciano.
De acordo com o regimento interno da Conae, as conferências municipais, estaduais e nacional deverão contemplar a participação de representantes do poder público, segmentos educacionais, setores sociais, entidades que atuam na área educacional, além de profissionais e pessoas dispostas a contribuir para a melhoria da educação no país.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com