Cidades

Ipatinga chega a 46,60% da cobertura após Dia D de vacinação contra a gripe

IPATINGA – Mesmo com a grande mobilização, com o funcionamento de 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município no Dia D de Vacinação Contra a Gripe, a Secretaria de Saúde de Ipatinga ainda tem o desafio de ampliar a adesão do público-alvo à campanha de imunização contra o vírus da Influenza. Os números melhoraram bastante, mas continuam aquém do esperado. Até o momento, 27.993 doses foram aplicadas, o equivalente a 46,60% da cobertura dos grupos de risco. A meta é imunizar 90% de 60.410 munícipes.

A boa notícia é que pessoas que fazem parte dos grupos considerados “vulneráveis” ao agravamento de doenças respiratórias e que ainda não se vacinaram podem procurar o posto de saúde mais próximo de casa até o dia 31 de maio. Esta é a data final da campanha de imunização.

Além de indivíduos acima de 60 anos de idade, estão sendo vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores de saúde e os professores das redes pública e privada, além da população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. Também têm direito à vacina pacientes com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, em qualquer faixa etária, com indicação e prescrição médica, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das forças armadas.

Visando ampliar o acesso à vacinação dos grupos mais vulneráveis, neste ano as crianças menores de seis anos de idade (cinco anos, 11 meses e 29 dias) também estão sendo vacinadas. Até 2018 a vacina estava disponível para as crianças menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com