Cidades

Ipatinga capacita cuidadores

(Crédito: Secom PMI)

 

IPATINGA – Para garantir atendimento adequado e mais qualidade de vida aos pacientes acamados, a Prefeitura de Ipatinga iniciou um novo ciclo de capacitação de cuidadores. O objetivo é orientar, tirar dúvidas e aperfeiçoar a rotina de trabalhos especiais e diários realizados por familiares dos pacientes internados em domicílio. Por enquanto, o treinamento é exclusivo para os profissionais que cuidam de usuários já cadastrados e assistidos com insumos (dietas especiais) pela rede de atenção básica de saúde no município.

Na última semana, mais um grupo recebeu o treinamento ministrado pelas equipes do Departamento de Atenção Básica e do Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF) de Ipatinga. Os cuidadores recebem instruções sobre a correta utilização dos insumos fornecidos aos pacientes, como a higienização de sondas de alimentação, utilização e dosagem correta das dietas especiais e, ainda, troca de curativos e uso de medicações.

No curso também são repassadas orientações sobre como lidar com o paciente, a importância da limpeza do ambiente, dentre temas especiais, como explica a referência técnica do NASF, Naiara Rochele. “Em geral, os cuidadores encontram dificuldades nos exercícios de fisioterapia e na manipulação do paciente no leito. Daí a importância dessa iniciativa da Prefeitura, que auxilia esses profissionais no cumprimento de suas tarefas de rotina com mais qualidade”, afirma a profissional.

Os grupos são organizados de acordo com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde pacientes e cuidadores são referenciados. A capacitação é gratuita e as aulas (teóricas e práticas) são realizadas no campus da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), no bairro Bethânia. As capacitações foram iniciadas em agosto e seguem até o dia 22 deste mês.

Suporte integral e humanizado

Os participantes da capacitação aprovam a iniciativa da Prefeitura de Ipatinga. Cuidadora da própria mãe, a aposentada Clarice Ferreira Calais, 54 anos, conta que, além de esclarecer dúvidas, os profissionais da rede municipal dão dicas que facilitam o dia a dia da família e do paciente acamado. “Sempre encontro algumas dificuldades em certos procedimentos. A capacitação é uma oportunidade de aprendermos as maneiras corretas e até mais simples de executar determinadas tarefas”, avalia.

Atualmente, 450 pacientes acamados são assistidos com insumos pela Atenção Básica do município. A lista abrange 33 itens, incluindo desde gazes e materiais de curativos a dietas especiais. O município também fornece dietas especiais para duas casas de repouso (asilos) e a crianças com necessidades nutricionais. A maioria dos beneficiados é idosa, e todos os pacientes recebem acompanhamento permanente das equipes de Saúde da Família (PSF) de Ipatinga.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com