Formação promoveu troca de experiências, afeto e fortalecimento da inclusão na rede municipal
IPATINGA – A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), promoveu nesta semana a capacitação voltada a cerca de 500 Assistentes da Educação Especial que atuam na rede municipal de ensino. A formação foi realizada em dois dias, segunda e terça-feira (21 e 22 de julho), na Escola Municipal Márcio Andrade Guerra, no bairro Veneza.
Para garantir melhor aproveitamento, o grupo foi dividido em duas turmas: uma participou da capacitação na segunda-feira e a outra, nesta terça. O objetivo do encontro foi promover o aprimoramento profissional, incentivar a troca de experiências e fortalecer uma rede de apoio mais sólida entre os profissionais que atuam diretamente na inclusão e no desenvolvimento de estudantes com necessidades especiais.
PILARES DA FORMAÇÃO
A estrutura da formação se apoia em três pilares principais: cognição, que envolve o desenvolvimento contínuo de competências profissionais; vivência, com foco no aprendizado ativo por meio de experiências práticas e simulações; e resultados, que buscam a transformação de comportamentos e impacto positivo em indicadores educacionais.
A secretária de Educação, Ana Cristina Neves Abreu, destaca a proposta da formação. “A proposta é inspirar esses profissionais por meio de exemplos reais, evidenciando a importância e a grandiosidade de sua função. Busca-se, assim, despertar sentido e protagonismo, alinhando afeto e técnica para garantir a qualidade da inclusão na rede municipal de Ipatinga.”
A capacitação foi conduzida pela psicopedagoga e psicomotricista Daniela Soares, especialista em aprendizagem com mais de 23 anos de experiência na área. Criadora do Método Afetar, Daniela atua com foco no desenvolvimento de crianças autistas e com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), promovendo práticas que valorizam o potencial de cada aluno.
A formação reforça o compromisso da Prefeitura de Ipatinga com uma educação mais inclusiva, sensível e qualificada, priorizando não apenas o acesso à escola, mas a experiência de aprendizagem de todos os alunos.