Cidades

Ipatinga amplia oferta de cirurgias eletivas

(Crédito: Nilmar Lage)

IPATINGA – O agendamento de cirurgias eletivas, como varizes, ligamentos de joelho e hérnias, entre outros casos, está mais fácil em Ipatinga. Com aporte adicional de R$ 3,5 milhões em recursos federais e próprios, a prefeitura conseguiu ampliar a quantidade e a variedade de procedimentos cirúrgicos especializados ofertados na rede municipal de Saúde.
Conforme dados do mutirão 2013/2014, o município de Ipatinga já fez 2.178 cirurgias eletivas em mais 41 especialidades.

Atualmente são realizados, em média, 240 atendimentos por mês, contra a média mensal de 80 cirurgias registradas em 2012. Outro avanço é que as cirurgias são realizadas no município, por meio do convênio com Hospital Márcio Cunha, evitando que o paciente tenha que se deslocar para outras cidades com centros especializados. Além disso, os exames e consultas pré e pós-operatórios também são feitos em Ipatinga.

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, explica que a medida visa reduzir a fila de espera e atender a demanda crescente por procedimentos especializados. “Embora não se caracterize como urgência, as cirurgias eletivas são fundamentais para dar mais autonomia e melhorar a qualidade de vida dos pacientes”, afirma.
Entre as especialidades oferecidas estão cirurgias ortopédicas, vasculares (varizes) e gerais (vesícula e hérnia).

Uma novidade na rede municipal foi a inclusão de 11 cirurgias ginecológicas a partir do segundo semestre deste ano.
O município também conseguiu ampliar a oferta de cirurgias eletivas na área de oftalmologia, inclusive, zerando a fila por procedimentos de cataratas. De janeiro de 2013 a outubro de 2014, Ipatinga realizou mais de 3,9 mil procedimentos. Hoje, a rede municipal de saúde atende cerca de 210 pedidos por mês – um aumento 150% em comparação com 2012, com média mensal de 70 cirurgias de cataratas.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com