Cidades

Ipatinga aciona MP e pede retorno de pediatria no Hospital Vital Brazil

A UPA 24 Horas funciona com sua capacidade total instalada, assegurando mais de 350 atendimentos diários

IPATINGA –
A Secretaria Municipal de Saúde e a Procuradoria Geral da Prefeitura de Ipatinga acionaram o Ministério Público, solicitando a intervenção do órgão para garantir o retorno imediato dos atendimentos de pediatria nos hospitais São Camilo, em Fabriciano, e Vital Brazil, em Timóteo. O pedido foi protocolado na sexta-feira (24) na Promotoria da Vara da Saúde e da Infância e do Adolescente da Comarca de Ipatinga. Os Ministérios Públicos das Comarcas de Coronel Fabriciano e de Timóteo também foram acionados no mesmo dia.

A medida visa a garantia da integridade física e profissional dos servidores e dos usuários referenciados na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas, no bairro Canaã. A interrupção dos serviços ambulatoriais de pediatria pela Sociedade Beneficente São Camilo no Hospital Vital Brazil, em Timóteo, deixou pelo menos 150 mil pessoas da microrregião de Coronel Fabriciano sem uma “porta-pública” de referência para urgência. Com isso, mais pacientes têm buscado socorro no sistema público de saúde de Ipatinga, em especial na UPA 24 Horas, que já funciona com sua capacidade total instalada, assegurando mais de 350 atendimentos diários.

SOBRECARGA
Na sexta-feira (24), o secretário municipal de Saúde, Eduardo Penna, ratificou que não há negativa de atendimento de casos de urgência por parte da rede de saúde de Ipatinga, com destaque para Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 Horas. Mas o gestor frisou a preocupação com a permanência da interrupção dos serviços por parte da São Camilo e do Hospital Vital Brazil, o que gera uma sobrecarga crescente a cada dia na Unidade de Ipatinga. Daí a decisão em acionar os órgãos competentes.

“A Administração Municipal está fazendo a sua parte, mas o município de Ipatinga não comporta e não pode ser penalizado pela desassistência na saúde por parte dos hospitais credenciados para atender a microrregião de Timóteo e Coronel Fabriciano”, reafirmou Eduardo Penna.

O secretário de Ipatinga salientou que o contrato atual entre a Sociedade Beneficente São Camilo, mantenedora do Hospital Vital Brazil, e o governo do Estado foi firmado com o compromisso de garantir atendimento pediátrico ambulatorial de urgência. Em março passado, a gestora dos Hospitais de Coronel Fabriciano e de Timóteo suspendeu o atendimento de urgência pediátrica, alegando insuficiência de recursos para manutenção dos serviços.

Interrupção no São Camilo impacta UPA de Ipatinga

A interrupção dos atendimentos pediátricos pelo São Camilo impactou diretamente a UPA de Ipatinga. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, o total de pacientes de pediatria residentes de Coronel Fabriciano assistidos na unidade aumentou em até 10 vezes.

Em janeiro e fevereiro deste ano a equipe médica da UPA atendeu, respectivamente, cinco e seis pacientes pediátricos da cidade vizinha. Em março, quando os serviços foram suspensos pela São Camilo, o número saltou para 46. Até 14 de abril, a UPA já havia atendido 51 pacientes pediátricos de Coronel Fabriciano.

Estima-se que este número seja ainda maior, visto que o balanço da Secretaria Municipal de Saúde não contempla o total de casos ambulatoriais de menor gravidade, classificados como verde e azul com base no Protocolo de Manchester, que são acolhidos e orientados pela equipe da UPA 24.

Nestes casos, por se tratarem de atendimentos de rotina, como consultas médicas ambulatoriais, trocas de receituário e agendamentos de exames, os usuários, inclusive os residentes em Ipatinga, são orientados a aguardar ou procurar as unidades básicas de saúde mais próximas de suas residências.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com