domingo, novembro 24, 2024
spot_img
InícioCulturaIpaneminha tem oficina de construção de tambores do Congado

Ipaneminha tem oficina de construção de tambores do Congado

Iniciativa ministrada por mestre e percussionista da Comunidade dos Arturos destaca a tradição e cultura afro-brasileira

IPATINGA – A Oficina de Construção de Tambores Artesanais do Congado, que teve início no dia 30 de setembro, chega ao fim amanhã (4), no Ipaneminha. O projeto, denominado Tambores e Percussão Musical, está promovendo uma imersão cultural e comunitária, voltada ao resgate e fortalecimento das tradições afro-brasileiras. A oficina, aberta à participação da comunidade, tem como objetivo ensinar a construção dos tambores utilizados nas celebrações do Congado, além de fomentar a valorização dessa prática ancestral.

ARTUROS

Conduzida pelo mestre e percussionista Jorge Antônio dos Santos, da Comunidade dos Arturos, a oficina mergulha os participantes na rica história e simbolismo dos tambores, que vão além de simples instrumentos musicais — são elementos centrais da fé, resistência e celebração das tradições afro-brasileiras. Além de transmitir as técnicas de construção dos tambores, Jorge Antônio compartilha saberes sobre os ritmos e percussões que compõem as festividades do Congado.

CONEXÃO

Ao longo da semana, os participantes puderam vivenciar, na prática, a conexão com suas ancestralidades, absorvendo os valores transmitidos pelas gerações de congadeiros. A importância do Congado e seus rituais é evidenciada não apenas na construção dos tambores, mas também na reflexão sobre a devoção e cultura afro-brasileira.

Segundo a produtora cultural Shirley Maclane, “o tambor no Congado carrega o som da resistência e da fé, marcando o ritmo das tradições que nos foram passadas. Esta oficina é uma forma de manter viva essa memória e fortalecer nossos laços culturais”.

O evento é resultado de uma parceria entre a Fundação Renova, via o 3º Edital Doce, e a Escola Municipal Professor Mário Casassanta, com produção de Shirley Maclane Produções, assistente de produção Keila Alves, registro fotográfico de Tatiane Bispo, designer Léo Coessens, e assessoria de comunicação de Goretti Nunes. A proposta destaca-se por seu compromisso em garantir a sustentabilidade dos saberes culturais, unindo tradição e educação na construção de 10 tambores artesanais que serão utilizados pelo Grupo de Congado Mirim.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments