segunda-feira, outubro 13, 2025
spot_img
InícioCulturaIntegrante do Hibridus realiza intercâmbio em Berlim

Integrante do Hibridus realiza intercâmbio em Berlim

Luciano Botelho fará residência com o coreógrafo Chaim Gebber através da PNAB de Ipatinga

IPATINGA – Entre os dias 12 e 19 de outubro, o artista e integrante do Hibridus Dança, Luciano Botelho, embarca para Berlim, Alemanha, para uma nova residência artística com o coreógrafo Chaim Gebber, diretor da companhia Open Scene Cia. de Dança. A ação integra o projeto “Novos Olhares da Dança como Experiência e Memória”, aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) da Prefeitura de Ipatinga, que tem possibilitado a artistas locais vivências formativas e intercâmbios culturais.

HISTÓRIA

O encontro entre Luciano e Chaim reafirma uma parceria que atravessa mais de duas décadas e que marcou profundamente a trajetória do Hibridus e da dança contemporânea produzida no Vale do Aço. O primeiro contato aconteceu em 2002, quando Chaim Gebber esteve em Ipatinga para ministrar uma oficina de dança a convite de Hélia Barbuto, junto ao grupo Corpo e Movimento. Desde então, a afinidade artística e humana entre eles resultou em diversas colaborações.

Em 2003, Chaim retornou para participar da 1ª edição do ENARTCi – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga, com o espetáculo “Seguindo Goethe”, ocasião em que dirigiu o espetáculo do Hibridus “Abrindo Minhas Gavetas”. Em 2006, o coreógrafo voltou ao Brasil para uma residência com o grupo, e em 2014, foi a vez de Luciano atravessar o oceano: contemplado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Ipatinga, ele realizou uma residência em Berlim, a primeira vez que o mecanismo local financiou um intercâmbio internacional.

DA CARNE AO CORTE

A parceria se fortaleceu ainda mais em 2015, quando o Grupo Hibridus viajou a Berlim com apoio do Fundo Estadual de Cultura (FEC) de Minas Gerais para uma nova residência com Gebber, da qual nasceu o espetáculo “Da Carne ao Corte”. No ano seguinte, Luciano Botelho voltou à Europa para integrar a Cia. Chaim Gebber Open Scene, participando das montagens Body Play e For One’s Sake, que circularam por Xangai (China), Daegu (Coreia do Sul) no Daegu International Dance Festival  e Biella (Itália), no Festival Internazionale delle arti Deferenti Sensazioni. Nesse período, Gebber criou especialmente para Luciano o solo “Verzeih Mir”. Em 2021, o reencontro aconteceu no Brasil, quando o Hibridus trouxe pela primeira vez a companhia alemã a Ipatinga na programação da 15ª edição do ENARTCi  – Encontro de Dança Contemporânea de Ipatinga – A dança em tempos de pandemia,  por meio da Lei Aldir Blanc de Minas Gerais, em uma residência artística que culminou na apresentação de Body Play.

OLHARES DA DANÇA

Agora, em 2025, o projeto “Novos Olhares da Dança como Experiência e Memória” propõe revisitar essa trajetória sob uma nova perspectiva. A residência em Berlim permitirá que Luciano retorne aos espaços que inspiraram sua pesquisa há dez anos, aprofundando a reflexão sobre memória, identidade e resistência, temas que permeiam tanto a história alemã quanto a de Ipatinga.

Com esse intercâmbio, o Hibridus Ponto de Cultura reafirma sua vocação de dialogar com o mundo a partir do território, construindo pontes entre memórias, corpos e comunidades, e fortalecendo a presença da arte ipatinguense no cenário internacional.

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments