Atividade é inspirada na exposição em cartaz “Retratistas do Morro – João Mendes: Tempo, Memória e Existência”
IPATINGA – O Instituto Usiminas promove uma atividade gratuita para toda a comunidade no feriado desta sexta-feira (15), e no sábado (16/8). O “Ateliê Aberto – Retratos do Tempo” é inspirada na exposição em cartaz “Retratistas do Morro” e na trajetória do fotógrafo João Mendes. O evento acontece das 13h às 17h, no Centro Cultural Usiminas, com entrada livre e sem necessidade de agendamento, permitindo ao público o acesso à prática em qualquer momento dentro do horário de funcionamento.
Durante a atividade, os participantes serão fotografados e, em seguida, vão colocar a criatividade em prática durante a oficina. Ao final da experiência, os presentes poderão levar para casa as imagens feitas no Ateliê Aberto.
Essa iniciativa é patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais. Com classificação livre, a proposta busca promover um ambiente acolhedor, valorizando a diversidade de sentimentos acerca da arte. O processo é conduzido pelos monitores do Educativo do Instituto Usiminas e visa promover momentos de troca entre os participantes, fortalecendo o vínculo entre memórias e pessoas.
Um legado de 50 anos dedicados à fotografia
Pela primeira vez em mais de cinco décadas, o renomado fotógrafo João Mendes volta a Ipatinga, onde passou grande parte de sua infância e adolescência, em uma inédita exposição de obras do seu acervo histórico. “Retratistas do Morro”, está em cartaz na Galeria do Centro Cultural Usiminas, resgatando décadas de memórias fotográficas em uma atração com visitação gratuita para o público.
O trabalho de João Mendes destaca-se por apreciar o estilo de vida dos subúrbios belorizontinos. Essas fotografias foram originalmente para documentos, principalmente carteiras de identidade e festas de formatura. Ao visitar a exposição, o público vai receber mais informações da vida e obra do fotógrafo, com a mediação da Ação Educativa do Instituto Usiminas, que conta também com serviço de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), mediante agendamento prévio. As visitas podem ser agendadas pelo WhatsApp: (31) 98437-3330.

Espaços culturais abertos
Neste feriado, os espaços culturais Usiminas estarão abertos para visitação do público. O Centro de Memória Usiminas, localizado no bairro Castelo, oferece uma visita interativa para contemplar obras de grandes artistas e espaços que valorizam a cultura industrial conectando a história da industrialização no Brasil, de Ipatinga, da Usiminas e do Grande Hotel, além de poder aproveitar o jardim externo. Neste fim de semana, o espaço funciona sexta e sábado, das 10h às 18h.
Outra opção de lazer é a Estação Pedra Mole, localizada no bairro Cariru, com uma trilha de 650 metros que leva onde funcionava a antiga linha férrea, da época da fundação da Pedra Mole, em 1922. O ambiente conta, ainda, com uma área de convivência própria para piqueniques e outras atividades, além da locomotiva. A Pedra Mole funcionará sexta, das 10h às 15h; sábado das 9h às 16h e domingo das 10h às 13h.
Localizada no Centro Cultural Usiminas, a Biblioteca Central de Ideias estará aberta, sexta e sábado, das 12h às 20h. Nela o público pode acessar mais de 6 mil títulos diversos disponíveis para empréstimo gratuito.