quinta-feira, julho 31, 2025
Google search engine
InícioCulturaInstituto Usiminas promove ateliê aberto e gratuito com foco em fotografia e...

Instituto Usiminas promove ateliê aberto e gratuito com foco em fotografia e histórias

Atividade é inspirada na exposição em cartaz “Retratistas do Morro – João Mendes: Tempo, Memória e Existência”

IPATINGA – Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, o Instituto Usiminas realiza o Ateliê Aberto – Retratos do Tempo, uma programação para a comunidade nesta reta final do período de férias escolares, inspirada na exposição em cartaz, Retratistas do Morro, e na trajetória do fotógrafo João Mendes.

A atividade acontece das 13h às 17h, na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, com entrada livre e sem necessidade de agendamento, permitindo ao público o acesso à programação a qualquer momento dentro do horário de funcionamento.

Durante o exercício, o público será fotografado e, em seguida, terá a oportunidade de escrever cartas para o “eu do futuro”. Ao fim da oficina, os participantes poderão levar para suas casas as imagens feitas no Ateliê Aberto.

Essa iniciativa é patrocinada pela Usiminas, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais. Com classificação livre, a proposta busca promover um ambiente acolhedor, valorizando a diversidade de sentimentos acerca da arte. O processo é conduzido por provocações dos monitores da Ação Educativa e momentos de troca entre os participantes, fortalecendo o vínculo entre memórias e pessoas.

Mais de 50 anos de histórias contadas por meio da fotografia

Pela primeira vez em mais de cinco décadas, o renomado fotógrafo João Mendes volta a Ipatinga, onde passou grande parte de sua infância e adolescência, em uma inédita exposição de obras do seu acervo histórico. “Retratistas do Morro”, está em cartaz na Galeria do Centro Cultural Usiminas, resgatando décadas de memórias fotográficas em uma atração com visitação gratuita para o público.

O trabalho de João Mendes destaca-se por apreciar o estilo de vida dos subúrbios belorizontinos. Essas fotografias foram originalmente para documentos, principalmente carteiras de identidade e festas de formatura. Ao visitar a exposição, o público vai receber mais informações da vida e obra do fotógrafo, com a mediação da Ação Educativa do Instituto Usiminas, que conta também com serviço de intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais), mediante agendamento prévio. As visitas podem ser agendadas pelo WhatsApp: (31) 98437-3330.

SERVIÇO

Ateliê Aberto – Retratos do Tempo

De 29/07 a 2/08

Das 13h às 17h

Galeria Hideo Kobayashi – Centro Cultural Usiminas

Entrada gratuita | Classificação livre

RELATED ARTICLES

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -spot_img

Most Popular

Recent Comments