Espaços culturais do Instituto Usiminas vão sediar aulas presenciais dos cursos de técnicos de luz, som, palco e produção
IPATINGA- A abertura do projeto de formação do Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) mostrou o quão importante será a trajetória de formação dos novos alunos do programa PTAC – Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas, em Ipatinga. A aula inaugural foi realizada no Teatro Zélia Olguin, e teve como objetivo apresentar aos ingressantes dos cursos de formação as diversas trajetórias possíveis dos fazeres artísticos. O projeto conta com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio do Instituto Usiminas.
APERFEIÇOAMENTO
A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, abriu a aula inaugural reforçando a importância do curso para a cena cultural de Ipatinga e dos espaços do Instituto Usiminas sediarem as aulas presenciais das formações. “O Vale do Aço já é celeiro de talentosos artistas profissionais. O PTAC vem para somar ainda mais, possibilitando o aperfeiçoamento de quem já atua na área, além de formar jovens que estão em busca de uma profissão, contribuindo para uma educação de qualidade e geração de emprego e renda para a comunidade. E todos vão poder contar com os melhores espaços e ferramentas culturais da região, referência para público e artistas que tem vontade de trabalhar com arte”, enfatizou Penélope.
MESA DE CONVERSA
A aula inaugural contou com a mesa de conversa com o professor, ator e diretor de teatro Adão de Faria, o mestre do grupo de Marujos dos Cocais, José Santana de Farias e da professora doutora em Artes Cênicas Maria Thaís. Os cursos técnicos de Produção Cultural, de Palco, de Som e de Iluminação, contam cada um com duração total de 96 horas e 40 horas de estágio supervisionado obrigatório. As aulas acontecem em formato híbrido, tanto presencialmente nos equipamentos do Instituto Usiminas como por meio de uma plataforma digital. Ao final do curso, os alunos aprovados recebem um certificado de participação do ITB e o registro profissional.
Para o coordenador do curso de produção cultural do programa PTAC, Gabriel Fontes Paiva, é uma honra abrir o programa inédito em Ipatinga. “Começar por uma cidade com tantos artistas conscientes e criativos e com equipamentos culturais invejados no mundo inteiro, como os do Instituto Usiminas, será um grande incentivo”, enfatizou Gabriel.
EXPECTATIVAS
Aluno do curso produção cultural, Luís Arnoni Fraga, saiu da aula inaugural animado com a jornada profissional que poderá trilhar a partir do curso. “Embora eu exerça outra profissão, com o curso vou poder ter o teatro como âncora em minha carreira. O Vale do Aço possui muitos talentos e uma produção cultural muito rica. Esse curso vem para instigar a cultura e novas produções na nossa região”, comentou Luís.
A professora de teatro Natalia Fonseca, aluna do curso de produção cultural, acredita que os cursos de formação vão trazer um desenvolvimento muito grande para as artes cênicas na região. “Muito legal essa iniciativa de formar uma galera que está chegando e de já começarem a trabalhar capacitadas. Temos muitos jovens sedentos por conhecimento e com desejo de atuar na área cultural. Será uma oportunidade incrível”, completou Natalia.