Cidades

Inovação nos mercados Naval e de Óleo e Gás

Os investimentos permitem à Usiminas participar, de forma inovadora, de relevantes projetos, em especial nos mercados naval e de óleo e gás. Em agosto, a siderúrgica forneceu bobinas de aço para a Tenaris, empresa do grupo Techint, que ganhou a concorrência para desenvolver 145 km de tubos aplicados na segunda etapa do projeto do etanolduto brasileiro, que ligará Ribeirão Preto (SP) a Uberaba (MG).

A Usiminas também forneceu as primeiras chapas grossas destinadas à inédita operação de conversão de casco de um VLCC (Very large crude Carrier) em plataforma FPSO (Floating Production, Storage and Offloading) no Brasil. O projeto está sendo executado pelo Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP/RJ) e compreende a conversão de quatro cascos em plataformas que vão atender às demandas da Cessão Onerosa – campos cedidos pelo Governo à Petrobras, de forma onerosa, para exploração no pré-sal da Bacia de Santos.

MERCADO AUTOMOTIVO
A Usiminas foi o primeiro fornecedor nomeado pela JAC Motors do Brasil, montadora de veículos chinesa que está construindo complexo industrial na Bahia. A parceria foi oficializada em julho e prevê que a siderúrgica seja fornecedora exclusiva de chapas de aço, que vão alimentar o setor de estamparia da montadora, a partir de janeiro de 2015.

USIMINAS MECÂNICA
A Usiminas Mecânica está envolvida em dois novos contratos de fornecimento de bens de capital para importantes obras no setor petrolífero, que têm como destinação final investimentos da Petrobras, na exploração do pré-sal. Os equipamentos montados pela empresa farão parte de quatro plataformas FPSO – do inglês Floating Production Storage and Offloading. Esse tipo de plataforma opera dentro de um navio ancorado, para exploração de petróleo em alto mar, com capacidade para armazenar 180 mil barris diários de produto extraído. Somados, os dois projetos vão utilizar cerca de 3,3 mil toneladas de aço Usiminas, com 200 mil horas de fabricação, previstas entre outubro deste ano e agosto de 2014.

MOBILIDADE
A Usiminas Mecânica é responsável pela fabricação de equipamentos que farão o controle do primeiro monotrilho implantado no Brasil e o de maior capacidade no mundo. Ele será instalado no município de São Paulo e percorrerá mais de 24 km, interligando pontos estratégicos da cidade. Entre vigas curvas, retas e desvios de altas velocidades, são nove tipos de equipamentos em produção na Fábrica de Ipatinga, em Minas Gerais. A maior estrutura tem 31 metros de comprimento e 18 toneladas. A primeira viagem está prevista para o final deste ano e o percurso completo deve ser concluído em 2016.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com