Nacionais

Infestação de dengue coloca cidades em estado de alerta

IPATINGA – O Levantamento dos Índices Rápidos do Aedes aegypti (LIRAa), de outubro de 2016, aponta que 1,4% dos imóveis pesquisados em Ipatinga está com a presença da larva do mosquito. Ou seja, a cada 100 casas, lotes vagos e prédios públicos vistoriados pelos agentes de controle de endemias da Prefeitura, em menos de dois foram encontrados focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O estudo foi realizado entre os dias 17 e 20 deste mês, com 3.663 imóveis vistoriados.

MAPEAMENTO
O LIRAa identifica as áreas da cidade com maior ocorrência de focos do mosquito e criadouros. Conforme o Ministério da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%, situação de alerta quando está entre 1% e 3,9% e risco de surto quando é igual ou superior a 4%. Embora a infestação se mantenha estável no município e próximo do satisfatório – em outubro passado, o LIRAa foi de 1,3% e em julho deste ano, foi de 0,8% – a Prefeitura de Ipatinga mantém o alerta e reforça a importância da participação da comunidade na prevenção das doenças.

SITUAÇÃO NOS BAIRROS
Conforme o último levantamento, nenhum dos bairros pesquisados apresentou risco alto de epidemia para as doenças. Em alguns pontos de Ipatinga, como Bethânia e Granjas Vagalume, o índice de infestação do mosquito foi de 0,9%, considerado de baixo risco. Os bairros com maiores índices foram Ideal e Esperança (1,8%) e Veneza, Jardim Panorama e Caravelas (1,9%), ainda próximos ao limite aceitável. Nos demais, o LIRAa apurado variou de 1,2% a 1,4%.

FOCOS DO MOSQUITO

Em contrapartida, mais de 80% dos focos do mosquito continuam sendo encontrados dentro das casas, em pratinhos de plantas, lajes e calhas obstruídas, garrafas, embalagens de pets etc. “Qualquer objeto que possa a acumular água é potencial criadouro para o mosquito. Mas 10 minutos semanais são suficientes para a pessoa vistoriar, limpar e eliminar focos do vetor da doença de dentro da sua residência”, relembra Eliane Lana.

FABRICIANO
Em Fabriciano, pesquisa do novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypt (LiraA) foi realizada entre os dias 17 e 20 de outubro. O índice apurado foi de 0,6%- percentual abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde que é de 1,0%.
O resultado é menor que o LiraA divulgado no mesmo período no ano passado, quando o levantamento apontou 1,1%. “Esse resultado é extremamente positivo para a saúde de Fabriciano. O índice abaixo do preconizado mostra que todo trabalho preventivo foi realizado com muita seriedade e eficiência”, declara a prefeita Rosângela Mendes.
Durante a pesquisa, 38 agentes foram a campo e visitaram 1.757 imóveis da cidade. Como nos levantamentos anteriores, a maior concentração de focos positivos foi encontrada dentro das residências, em caixas d’água e vasos de plantas. Os bairros com maior índice de infestação foram: Aparecida do Norte, Centro, Nossa Senhora do Carmo, Bom Jesus, Frederico Ozanã, Caladão, São Vicente e Surinã.
A população pode sanar dúvidas, denunciar locais de proliferação e dar sugestões pelo telefone 3846-7614.

10 minutos por semana

Principais locais onde o mosquito costuma colocar seus ovos e que devem ser verificados semanalmente:

• Caixas d’ água vedadas;
• Calhas totalmente limpas;
• Galões, tonéis, poços e tambores bem vedados;
• Pneus sem água e em lugares cobertos;
• Garrafas e baldes vazios virados para baixo;
• Ralos limpos e com telas;
• Bandejas de ar-condicionado limpas e sem água;
• Bandejas de geladeiras sem água;
• Pratos de vasos de planta com areia até a borda;
• Bromélias e outras plantas sem acúmulo de água;
• Vasos sanitários sem uso fechados;
• Lonas de coberturas esticadas para não formar poças;
• Piscinas e fontes sempre tratadas.

SERVIÇOS

Seção de Controle de Zoonoses de Ipatinga
Telefones (31) 3829-8383 ou 3829-8313.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com