Nacionais

Indústria vive incertezas do cenário internacional

SÃO PAULO – O elevado excedente mundial de capacidade de produção de aço, da ordem de 500 milhões de toneladas/ano, leva a práticas predatórias no mercado internacional, que somadas ao artificialismo existente nas importações faz com que estas se mantenham, no Brasil, em patamar elevado tanto em relação às importações diretas de produtos siderúrgicos quanto às indiretas, de aço contido em produtos da cadeia metalmecânica. A persistência dessas importações vem ocasionando processo de desindustrialização no país. Tal questão, juntamente com a necessidade absoluta do crescimento sustentado do mercado interno, assim como à correção de assimetrias competitivas desfavoráveis observadas no país são as grandes preocupações da indústria brasileira do aço, reunida no Congresso Brasileiro do Aço e ExpoAço 2012, em São Paulo.
O comportamento dessa indústria no 1º semestre de 2012 reforça essas preocupações. O Instituto Aço Brasil estima, para o 1º semestre de 2012, produção de aço bruto de 17,2 milhões de toneladas, 3,4% a menos que no mesmo período do ano anterior. A produção de laminados deverá alcançar 13,3 milhões de toneladas (3,1% a mais sobre o mesmo período de 2011) e a de semi-acabados 4,0 milhões de toneladas (alta de 4,3% sobre o mesmo período de 2011).
As vendas e o consumo interno de aço devem manter-se praticamente nos mesmos patamares de 2011. No primeiro semestre deste ano as vendas de produtos siderúrgicos ao mercado interno deverão atingir 11,1 milhões de toneladas, alta de 1,8% em relação ao ano anterior. Já o consumo aparente de produtos siderúrgicos deverá ser de 12,9 milhões de toneladas, 2,4% acima do registrado no 1º semestre de 2011.
As exportações do setor, refletindo o desaquecimento do mercado internacional, deverão alcançar 5,3 milhões de toneladas e valor de US$ 3,9 bilhões, quedas de 6,5% e 8,3%, respectivamente, em relação ao mesmo período de 2011. As importações de janeiro a junho deste ano deverão atingir 1,9 milhão de toneladas, alta de 10% em relação ao primeiro semestre de 2011.

2012
Projeção preliminar para o ano de 2012 indica, para o Brasil, produção de aço bruto de 36,0 milhões de toneladas, 2,2% a mais do que em 2011. O consumo aparente deve aumentar 5,4%, atingindo 26,4 milhões de toneladas. As exportações estão estimadas em 10,9 milhões de toneladas, 0,7% a mais do que no ano passado. As importações previstas para esse ano são de 3,6 milhões de toneladas, 3,8% a menos do que em 2011.

Aperam participa do 23º Congresso
(Da Redação)
– O presidente da Aperam South America, Clênio Guimarães, o diretor comercial, Frederico Ayres, e outros profissionais da empresa, também participam do 23º Congresso Brasileiro de Aço, que vai até a próxima quinta-feira, dia 28.
Para Clênio Guimarães, o Congresso é uma ótima oportunidade de estar em contato e de trocar experiências com fornecedores. “É um momento de encontrarmos os outros membros do conselho de administração, dar apoio aos seminários coordenados pelo IABr e trocar ideias sobre oportunidades e ameaças do setor siderúrgico”, disse. Na opinião do diretor comercial, Frederico Ayres, “o Congresso funciona como um termômetro dos pontos importantes relacionados ao setor. É também um momento de trocar informações com nossos pares, colegas de outras siderúrgicas e com nossos clientes”.
Este ano, o tema central do evento será “Aço – Construindo um futuro Sustentável” e os debates e palestras irão girar em torno de assuntos como o cenário da indústria mundial do aço, Economia Verde, economia mundial e perspectivas, desafios da cadeia do aço, entre outros. Como nos anos anteriores, a participação da Aperam South America será expressiva na ExpoAço, com estande institucional, de aplicações em aço inox e de produtos de diversos parceiros da empresa. Os itens estarão expostos na Vila do Aço – erguida em tamanho real, mostrando o aço no cotidiano das pessoas. Cerca de 3,5 mil pessoas estão sendo esperadas nos três dias de Congresso e na ExpoAço.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com