Cultura

Índios Pataxós são tema de série de reportagens da Rede Minas

BH – “Resistir”, esse é o nome da série de reportagens especiais sobre índios Pataxós no Vale do Rio Doce, que vai ser exibida nesta semana,  na Rede Minas, durante as duas edições do Jornal Minas, às 11h30 e às 19h30, respectivamente.
A série mostra em quatro reportagens a rotina das aldeias onde as tradições centenárias convivem com as mudanças profundas, como a utilização da tecnologia e os desequilíbrios ambientais.

A primeira reportagem apresenta a relação dos índios com o território e a natureza, os danos ambientais que atingem de forma violenta as aldeias, e os Pataxós, cujo nome significa povo da água, que, por ironia, estão sofrendo hoje com a seca.
Na quarta-feira, uma reflexão é proposta pela série: o que é ser índio atualmente? Nas comunidades Pataxós de Minas Gerais, tradições centenárias convivem com o peso da tecnologia. Contudo, a força dos ritos garante o contato das novas gerações com o conhecimento transmitido pelos ancestrais através de gerações.

Na quinta-feira, a reportagem mostra a arte indígena e o seu significado, os quais vão para além da beleza: o artesanato e a pintura nos corpos feitos pelos Pataxós remetem também a uma forma de resistir.
E, na última reportagem da série, o público poderá conhecer os rituais que levam os turistas até as aldeias, as cerimônias religiosas e os jogos indígenas, os quais atraem pessoas interessadas na cultura indígena.
A reportagem é de Érica Toledo, com imagens de Paulo Ozanan e edição de Bruna Fernandes.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com