Nacionais

Indignados fazem protesto em seis capitais brasileiras

(Crédito: Fernando Frazão/ABr)

BRASÍLIA – Além das manifestações marcadas para ontem (20) em Brasília, que previam reunir cerca de 55 mil pessoas, segundo adesão confirmada pelas redes sociais, uma série de protestos ocorreu também em outras cidades brasileiras, especialmente nas capitais. Cerca de 80 a 100 municípios também tiveram algum tipo de manifestação realizada ontem. Até as 20:00h não haviam sido registrados conflitos de grandes proporções, além de medidas de dispersão adotadas pela PM em algumas manifestações, como o uso de bombas de gás lacrimogêneo.

Em São Paulo, um ato foi programado para as 17h, na Praça do Ciclista (no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Consolação), na zona central da cidade. No Rio de Janeiro, os protestos ocorreram na Avenida Rio Branco, também no centro, a partir das 16h. A concentração foi na Candelária e a marcha foi até a Cinelândia. No Recife, manifestantes se concentraram na Praça do Derby, área central da cidade, a partir das 16h. Em Manaus, a mobilização teve início na Praça da Matriz, no centro, a partir das 17h. Em Goiânia, o protesto começou às 16h, na Praça dos Bandeirantes.

TARIFAS
Os protestos nas várias cidades continuam, apesar do anúncio de redução nas tarifas de transporte público, apontada como estopim das manifestações. De acordo com a organização Tarifa Zero, as prefeituras que já anunciaram a diminuição das tarifas foram Porto Alegre, João Pessoa, Campinas, Cuiabá, Manaus, Paranaguá (PR), Foz do Iguaçu (PR), Vinhedo (SP) e Valinhos (SP). A possibilidade de redução também está sendo estudada em outras cidades.

A continuidade dos movimentos nas ruas reforça os argumentos de que a pauta de reivindicações é ampla e inclui, também, melhorias em diversas áreas – como saúde, educação -, transparência dos gastos públicos, superfaturamento nas obras da Copa, violações de direitos humanos e combate à corrupção. Segundo especialistas, apesar das reivindicações heterogêneas, os protestos dão recados claros à classe política e a ao Poder Público.

Manifestações adiam votação da PEC 37
BRASÍLIA
– O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse ontem (20) que as manifestações que vêm se espalhando pelo país tiveram papel importante no adiamento da votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37. A análise da medida – que limita o poder de investigação do Ministério Público – estava marcada para o próximo dia 26. Gurgel disse que o Ministério Público (MP) recebe a notícia com “satisfação relativa” por considerar que a proposta deveria ser excluída da pauta de deliberações do Congresso.

“Não há dúvida de que terá tido influência nisso a movimentação decorrente das manifestações ocorridas em todo o país que incluíram a PEC 37 como uma das principais pautas na luta contra a corrupção”, falou Gurgel.
Gurgel disse que vê no adiamento da votação da PEC 37 o entendimento da Câmara de que é preciso analisar mais aprofundamente a questão sem a pressa caracterizando a intenção de votar a proposta no dia 26.


Dilma deixa de viajar ao Japão
BRASÍLIA
– Por causa da série de manifestações que estão acontecendo no país, a presidenta Dilma Rousseff adiou a viagem que faria ao Japão na próxima semana. Ela embarcaria no próximo domingo (24), e deveria retornar ao Brasil no dia 28.

A presidenta preferiu não se ausentar do Brasil por quase uma semana diante do cenário de movimentação popular pelas ruas, segundo informou a Secretaria de Comunicação da Presidência da República. Não há nova data para a visita ao Japão.

A viagem que Dilma faria a Salvador (BA) hoje (21), para lançar o Plano Safra do Semiárido, também foi adiada. A mudança na agenda foi feita a pedido do governador da Bahia, Jaques Wagner.
Segundo ele, por causa dos jogos da Copa das Confederações, governadores do Nordeste estão com dificuldades na agenda, e não poderiam comparecer à cerimônia de amanhã na capital baiana. Não há previsão de quando o Plano Safra do Semiárido será lançado
.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com