Cidades

Índice de alfabetização no Paraíso sobe 20,1% de 2011 para 2013

A evolução do Programa de Avaliação da Alfabetização (Pro Alfa) no período de 2011 a 2013 na rede municipal em Santana do Paraíso deu um salto qualitativo substancial que mereceu rasgados elogios da Secretaria de Estado da Educação. O Proalfa foi aplicado em novembro do ano passado a 7.948 escolas das redes estadual e municipais de ensino de Minas Gerais. O teste avaliou o nível de letramento dos estudantes de oito anos de idade matriculados no 3º ano do ensino fundamental.

Com os dados disponibilizados, cada escola poderá fazer uma análise do próprio resultado ao comparar com os desempenhos obtidos nas edições anteriores, além de verificar o desempenho da sua Superintendência Regional de Ensino e da média da sua rede de ensino no Estado.

Em Santana do Paraíso, de 2011 a 2013, o percentual de alunos da rede municipal no nível recomendado elevou-se de 61,8% para 81,9%, totalizando uma inclusão de 20,1% nesse nível. A evolução do município nota-se na diminuição dos alunos no nível baixo, uma melhora de 10,6 %.
Ainda de acordo com a avaliação realizada no município, do total de alunos participantes (284), 81,3% (231) dos alunos estão no nível recomendado e 8,8% (25) dos alunos no nível intermediário.

FUTURO
Para o prefeito Antônio Afonso Duarte, Zizinho, a melhoria nos índices de alfabetização demonstra o compromisso da administração com a educação de qualidade e a construção de um futuro melhor. “Entendemos que certas ações, ainda que não sejam visíveis imediatamente, têm grande importância na construção de um futuro melhor. Este é um tijolo sólido que estamos colocando numa construção muito bem alicerçada e que vamos continuar a fazer com a certeza de que a educação é um dos principais pilares da nova sociedade, mais justa e fraterna que todos desejamos”, disse o prefeito.

Zizinho enumerou ainda várias outras iniciativas na área da educação que estão marcando os 22 anos de emancipação de Santana do Paraíso. “Chegamos à maioridade institucional adotando ações responsáveis na administração da cidade. Esta responsabilidade se reflete em nosso compromisso com a educação, que tem recebido investimentos importantes, entre os quais podemos destacar:

BOM DESEMPENHO

“Os resultados deste ano foram excelentes e agora cada escola poderá verificar o seu desempenho na avaliação. Com os resultados ainda no início do ano letivo, a escola poderá se preparar mais. Para isso, ela poderá adotar a intervenção pedagógica necessária, com mais qualidade, para melhorar o aprendizado dos seus alunos”, explica a superintendente de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação, Maria Inez Barroso Simões.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com