Cidades

Inclusão é mais do que abrir a porta, diz Dusik

FABRICIANO – A Prefeitura de Coronel Fabriciano realizou, na última semana, o 1º Seminário Intersetorial de Saúde Mental da Criança e do Adolescente. Durante o evento, educadores e profissionais de saúde tiveram uma verdadeira lição sobre superação e a importância da inclusão das crianças com sofrimento mental e outras deficiências na escola. Entre os fatores que auxiliaram para esse resultado, está a palestra do convidado Cláudio Dusik, mestre em Educação, bacharel em Psicologia e especialista em Psicologia da Saúde e Neuropsicopedagogia e Educação Especial.

Em sua exposição, Cláudio Dusik abordou a “Educação na perspectiva inclusiva: desafios e possibilidades”. Para isso, o profissional utilizou sua própria história de vida, que é um exemplo de superação e já foi, inclusive, tema de uma reportagem especial do “Fantástico”, da Rede Globo, em abril de 2013. Além do Seminário, Dusik também visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do bairro Floresta.

HISTÓRIA
Quando criança, Cláudio foi diagnosticado com uma doença degenerativa: a atrofia muscular espinhal, que deforma o corpo e limita os movimentos. Mesmo assim, ele venceu obstáculos, cursou Psicologia e tornou-se doutor em sua área de atuação. Hoje, é funcionário da Secretaria de Educação de Esteio, em Porto Alegre (RS). Ao longo da faculdade, também desenvolveu um teclado virtual, o Mousekey, que auxilia pessoas com limitação para escrever e se comunicar.

“Na minha infância, as escolas não aceitavam criança com deficiência. Minha mãe, Elisa Arnoldo, teve que lutar muito para que eu conseguisse estudar. Hoje, já avançamos e esse direito é assegurado por Lei. Mesmo assim, é preciso que a situação melhore, pois não adianta apenas abrir a porta das escolas. É preciso oferecer condições para que as crianças, com suas diferentes limitações, tenham os recursos necessários para estudar”, aponta Cláudio Dusik.

O palestrante ressalta que o acesso à escola é essencial a qualquer criança, pois transforma sua vida. “Acredito que a estrutura necessária ao atendimento dessas crianças em todas as escolas será uma questão de tempo. Na falta de recurso e estrutura, o que não pode faltar, seja por parte dos educadores, profissionais de saúde e outros, é vontade de fazer a diferença. Isso é acreditar na vida humana, por mais ínfima que ela seja”, ressalta Cláudio.

SEMINÁRIO

Para Cláudio Dusik, a realização do Seminário Intersetorial traz uma importante contribuição para o avanço na luta por direitos e melhorias às crianças com sofrimento mental e outras deficiências. “Discutir a interlocução entre os setores (Educação, Saúde, Assistência Social) que atendem essas crianças é um dos caminhos. Além disso, é preciso acreditar que a escola possibilita qualidade de vida e melhora o desempenho dessas crianças”, finaliza o palestrante.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com