Cultura

Imagens do Vale em exposição na CMCF

FABRICIANO – A exposição “Diversidade em Foco”, com cerca de 100 imagens do cotidiano, cenários urbanos, situações e belezas naturais e históricas do Vale do Aço, completou este mês mais de 13 mil visitas na Galeria Permanente de Artes (GPA) da Câmara Municipal de Coronel Fabriciano.

De autoria do fotógrafo português João Veiros, a mostra inaugurou a GPA da Casa Legislativa há quase dois anos e recebeu cerca de 3 mil visitações em sua primeira passagem pela CMCF, entre maio e agosto de 2013. De volta à Galeria um ano após sua inauguração, a exibição já foi vista por mais de 10 mil pessoas nos últimos oito meses.

“Por meio destas apresentações aqui na Câmara, ‘Diversidade em Foco’ vem gerando a cada dia um maior interesse da população em visitá-la, sem contar que muitas dessas pessoas que estão visualizando este nosso trabalho fotográfico são crianças, adolescentes e jovens, que ficam fascinados pelas imagens do cotidiano da nossa região”, destacou João Veiros.

O fotógrafo ressalta que é sempre muito importante quando a arte tem a finalidade de preservar a cultura de um lugar como o Vale do Aço. “Fico muito feliz em poder expor tudo isso aqui na GPA e mais feliz ainda em saber que ‘Diversidade em Foco’ continuará em cartaz neste espaço cultural por mais algum tempo”, completou.

O artista português frisou que tem levado sua exposição a outros países. “Posto na internet cerca de 12 páginas contendo essas fotografias da região, que são divulgadas por vários sites do mundo inteiro, o que me permite apresentar não apenas o meu trabalho, mas principalmente o valor cultural de Fabriciano e das cidades vizinhas”, ratificou.

A Galeria Permanente de Artes da CMCF, instalada no plenário da Casa Legislativa, fica aberta para visitas no período de 12:30h às 18:30h, de segunda a sexta-feira.

ANGOLA
João Soares Veiros nasceu em Portugal e na juventude mudou-se para Angola. Foi educado entre indígenas e teve participação ativa na fundação da Escola Secundária Camarada Tchifuchi. Pela Uniliver (Lever Internacional), dirigiu um teatro itinerante, percorrendo as populações africanas das mais diversas etnias, numa campanha de higiene.

Já no Brasil, João Veiros atuou no apoio às produções de novelas da extinta Rede Tupi de Televisão. “Me deixei influenciar pelos grandes mestres da representação e passei a representar o mundo em fotografia. Fiz do hobby uma profissão”, acrescentou. Ao longo de quase 70 anos, o fotógrafo português, com influências das culturas europeia, africana e brasileira, tem dedicado grande parte de sua vida às causas humanitárias.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com