Cidades

Iluminação de Natal é atração no Parque Ipanema

Cerca de 10 mil pessoas prestigiam abertura da festa de Natal em Ipatinga; revitalizado e com o espaço de circulação do público ampliado, Parque Ipanema é iluminado por mais de 100 mil microlâmpadas

 

IPATINGA – As mais de 100 mil microlâmpadas que fazem parte da inédita decoração de Natal no Parque Ipanema, graças a parcerias público-privadas viabilizadas pela gestão municipal, e que foram acesas apoteoticamente em ato com muita música e a presença de inúmeras autoridades, ganharam um brilho especial com o grande público que compareceu ao local. Superando todas as expectativas, cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes no principal cartão postal da cidade para acompanhar a programação preparada pela Prefeitura de Ipatinga.

CANTATA

A festa teve início com a Cantata ‘Natal de Aço’, que envolveu a execução de um rico repertório com a participação de 300 coristas e instrumentistas. A plateia cantou junto e aplaudiu muito cada um dos números apresentados. Em seguida, numa contagem regressiva feita por todos, a multicolorida árvore de Natal que foi montada no catavento na lagoa do Parque Ipanema se acendeu ao mesmo tempo com milhares de outras lâmpadas em árvores junto à avenida Roberto Burle Marx, trazendo mais magia ao ambiente e provocando gritos de exultação.

PAPAI NOEL

Mas o ápice foi a chegada do bom velhinho, num exótico carro de época e precedido por uma comissão de frente formada por dois artistas caracterizados de anjos em pernas-de-pau e soldadinhos de chumbo músicos. Em meio a pais com crianças nos ombros que se acotovelavam para colher imagens e ter uma melhor visão da cena, Papai Noel se dirigiu ao palco principal do evento e recebeu das mãos do prefeito Nardyello Rocha, acompanhado de sua família, a chave simbólica da cidade. Dali, cercados por verdadeira multidão, eles seguiram em direção à Casinha do Papai Noel, que foi completamente refeita em parceria com a Construtora WR.

EMOÇÃO

“É uma emoção indescritível. Há muito tempo a cidade de Ipatinga não tinha uma festa tão linda como essa. O Natal desperta bons sentimentos nas pessoas. Por isso valorizo tanto essa data. O povo de Ipatinga foi privilegiado com essa programação especial de fim de ano”, disse a auxiliar administrativa Luana Pereira, que foi ao Parque acompanhada do esposo e dos dois filhos.

PARCERIAS

Além da Prefeitura de Ipatinga, o Instituto Usiminas, construtora WR, Infrater, a Agência de Desenvolvimento de Ipatinga, Casa do Artesão, Vital Engenharia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, SAMU, Clubes de Carros Antigos do Vale e Opaleiros do Vale, EME Eletrificação, Associação dos Motoclubes de Ipatinga e AMA foram os parceiros que contribuíram para a realização do grande evento. Várias secretarias municipais também trabalharam intensamente, de forma integrada, na preparação e execução dos festejos.

 

Cantata ‘Natal de Aço’

 

Ao som de ‘Jesus Cristo’, ‘Um Feliz Natal’, ‘Jingle Bells’ e muitas outras canções natalinas, o público presente pode ver, ouvir e se emocionar com a Cantata ‘Natal de Aço’

O espetáculo contou com centenas de músicos representando a Orquestra E. M. Cantar, da rede municipal de educação; Orquestra de Viola Caipira de Ipatinga, e Coral Municipal da Escola de Música TOM – Tenente Osvaldo Machado. Houve ainda apresentação da Escola Municipal Levindo Mariano, do bairro Bom Jardim, vencedora do Festival de Dança da Olimpíada Cultural e Esportiva de Ipatinga (Olicei-2018), assim como a participação de alunos da Escola Municipal de Artes Cênicas, reproduzindo a cena do nascimento do menino Jesus numa manjedoura.

Estudante do terceiro ano da Escola Municipal Maria Rodrigues Barnabé, João Germano Gonçalves, de dez anos, era um dos integrantes da cantata. Ao lado do amigo de sala de aula, Josué Luiz, o aluno relatou, minutos antes de subir ao palco, que estava muito ansioso para a apresentação. “Faço aula de flauta doce, violão e violino no projeto municipal, e este é o segundo ano que me apresento na cantata de natal. Mesmo assim nem consegui dormir à noite, de tanta ansiedade. Minha família e meus amigos vieram me prestigiar e isso é a realização de um sonho. Amo tocar instrumento, e a cantata é o reconhecimento do meu esforço durante todo o ano”, disse.

INAUGURAÇÃO DA ILUMINAÇÃO

Ao lado dos parceiros do evento, de sua família, do presidente da Câmara Municipal, Jadson Heleno, vereadores da base aliada e  secretários, o prefeito Nardyello Rocha e público presente fizeram a contagem regressiva para o acendimento das luzes de Natal no Parque.

A árvore na ilha central da lagoa coloriu e destacou ainda mais o cata-vento, símbolo principal do Parque, com sua imagem caprichosamente refletida nas águas constituindo-se um convite irrecusável às fotografias. Para iluminar todo o Parque, foram utilizadas 90 mil microlâmpadas brancas e 10.200 luminárias coloridas, além de refletores de LED.

“Sempre falo que Deus tem olhado com carinho pela nossa cidade. Em um ano tão difícil, onde a maioria das cidades tem deixado de honrar seus compromissos por falta de dinheiro, devido à irresponsabilidade do Estado, que não tem repassado os recursos devidos, Ipatinga tem se mantido de pé. Essa semana inauguramos a Unidade Básica de Saúde do Nova Esperança e hoje estou aqui no Parque Ipanema podendo ver e fazer parte desta grande festa. Tudo isso somente foi possível graças as parcerias da iniciativa privada, que têm buscado investir no crescimento desta cidade”, destacou o prefeito Nardyello Rocha.

Na casinha do Papai Noel, centenas de crianças e adultos formavam uma enorme fila para registrar uma foto com o bom velhinho. Quando as portas da casa se abriram, houve uma apoteótica queima de fogos no estádio Ipatingão. A primeira criança a ter o privilégio de ser fotografada ao lado do prefeito e Papai Noel foi o cadeirante Saymon Souza. “Abracei, beijei o Papai Noel e pedi para ele um jogo de tabuleiro de presente. Esse momento vai ficar para sempre no meu coração”, disse o estudante, que é morador do bairro Bethânia.

Muito emocionado, o prefeito Nardyello Rocha agradeceu o empenho dos servidores que contribuíram para o êxito da programação, destacando ainda as centenas de famílias que compareceram para participar da festa.

ESPAÇO AMPLIADO

Com a retirada de barracas irregulares que ocupavam parte da pista de pedestres, o espaço de circulação do público foi ampliado no Parque. A área de gramado também aumentou e foi criado um ambiente de convivência embaixo dos pés de manga. Os food trucks atendem os visitantes em suas necessidades de alimentação. O Papai Noel continuará recebendo crianças para fotografias neste sábado (15) e domingo (16), das 13h às 22h, com intervalo das 17h às 18h. E também no próximo fim de semana, nas vésperas do natal, entre os dias 22 e 23 dezembro, no mesmo horário.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com