Cidades

Iluminação de LED chega a vários pontos de Ipatinga

A substituição de luminárias prossegue na Avenida Burle Marx e em outros pontos da cidade

IPATINGA – As obras de extensão da rede de iluminação pública estão sendo executadas pela Prefeitura de Ipatinga em vários pontos da cidade. As intervenções integram o programa criado para gerenciar os serviços municipais de manutenção, ampliação e melhorias no sistema de iluminação. Os recursos para custear essas operações são provenientes da Contribuição de Serviços de Iluminação Pública (Cosip).

Na Rua Um, que faz a ligação entre os bairros Planalto (Ipatinga) e Cidade Nova (Santana do Paraíso), a Prefeitura investiu no projeto de iluminação do trecho de 250 metros, com a implantação de oito postes de concreto. Agora, o antigo caminho utilizado pelos moradores se transformou numa estrada completamente asfaltada, com duas pistas, passeios, meios-fios e uma iluminação nova. As obras foram indicadas pela população no Congresso Municipal de Prioridades Orçamentárias (Compor), o Orçamento Participativo de Ipatinga.

Na Rua Paranavaí, num trecho de 100 metros que faz a ligação do Caravelas com acesso à BR-381, a Prefeitura também concluiu a pavimentação aprovada no Compor. Além disso, foram instalados três postes de concreto e hoje a via está totalmente iluminada, como reivindicavam os moradores há muitos anos.

FASE INICIAL

Nessa fase inicial, o plano de extensão da iluminação pública em Ipatinga já contemplou a Rua 11, no Esperança, e a Avenida Francisco Assis, no Barra Alegre). Outra área beneficiada é a Rua Acerola, no Limoeiro, onde foram instalados três postes e um foi substituído. Além disso, no local a Prefeitura e os moradores desenvolvem uma parceria para urbanização completa da rua. Até agora foram instalados meios-fios e a Copasa fez a rede de esgoto. O próximo passo será colocar a pavimentação em bloquetes, num trabalho de mutirão com a participação da própria comunidade e apoio técnico da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

EFICIENTIZAÇÃO
A Prefeitura de Ipatinga gerencia os serviços de manutenção e extensão da rede municipal, com projetos de melhoria na eficiência energética e economia na planta de iluminação pública. Os benefícios do processo de eficientização já podem ser percebidos em alguns dos principais corredores viários da cidade.

Nos últimos dias, os serviços foram concluídos ao longo das Avenidas Itália, Estados Unidos, Japão e Argentina (Cariru), Fernando de Noronha (Bom Retiro), Castelo Branco (Horto) e Carlos Chagas (Cidade Nobre). Os trabalhos estão em andamento na Avenida Burle Marx (Parque Ipanema) e nas Ruas Jequitibá, Carvalho e Cedro (Horto) e Tomé de Souza (Bom Retiro).

PRÓXIMOS PONTOS
Na sequência, as substituições de luminárias serão providenciadas nas Avenidas Brasil (Iguaçu), Monteiro Lobato e Simon Bolivar (Cidade Nobre) e Selim José de Sales (Canaã). O cronograma prevê também intervenções para contemplar áreas do Bom Jardim, Nova Esperança, Limoeiro e vários trechos da cidade.

Nestes locais, não há instalação de novos postes. Mas as antigas lâmpadas de vapor de sódio são substituídas por lâmpadas de Diodo Emissor de Luz, mais conhecidas como LED. Além de tornar mais eficiente a luminosidade em ruas e avenidas, as novas luminárias apresentam menor consumo de energia, maior durabilidade, melhor desempenho e mais segurança para a população.


A avenida Carlos Chagas, no bairro Cidade Nobre, foi repaginada com a nova iluminação

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com