Cultura

Hostital Márcio Cunha ganha iluminação especial

(Crédito: João Rabelo)

IPATINGA – Aderindo ao “Outubro Rosa”, a fachada do pronto-socorro do Hospital Márcio Cunha também ganhou o tom do mês de outubro: a cor rosa. A tonalidade é símbolo da campanha mundial para a prevenção contra o câncer de mama. A iluminação cor de rosa é uma forma de chamar a atenção das mulheres e também de seus companheiros, amigos e familiares para a prevenção e a importância do diagnóstico precoce, estimulando as mulheres a fazerem o exame da mamografia.

Para o médico radioterapeuta do Hospital Márcio Cunha, Pedro Paulo Oliveira, a detecção do câncer nos estágios iniciais possibilita um aumento das chances de utilização de tratamentos menos agressivos e com maior possibilidade de cura do paciente. Por isso, são fundamentais a prevenção e a atenção sobre os fatores de risco para o câncer de mama, como idade, histórico familiar, época da primeira e última menstruação, menopausa tardia, ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos ou ausência de gravidez, dentre outros.

“Para as mulheres de um modo geral e, principalmente aquelas que possuem alguns desses fatores de risco, buscar um estilo de vida saudável torna-se muito importante para a prevenção. Para isso, o caminho está na adoção de alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar e não abusar de bebida alcoólica”, destaca.

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada tardiamente. O Inca também estima que em 2014 sejam registrados 57 mil novos casos de câncer de mama. Só para Minas Gerais, foram projetados 5.210 casos, 5% a mais que em 2013.


ACIATI – CDL também aderem ao movimento

 A ACIATI – CDL apoiam também a campanha Outubro Rosa, movimento que nasceu em 1997, na Califórnia (Estados Unidos) e que tem crescido na busca de conscientizar as mulheres em torno do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para fortalecer ainda mais esta campanha os dirigentes e funcionários das entidades de Timóteo estarão utilizando um bottom rosa, incentivando também a todos os empresários a promoverem ações que divulguem e conscientizem sobre o movimento.

A ACIATI – CDL, juntamente com o Conselho da Mulher Empreendedora, estão sugerindo a utilização de blusas ou fitas na cor rosa, além de decorações nas vitrines com predominância dessa cor.

No dia 3 passado, o Conselho da Mulher Empreendedora realizou no Acesita Esporte Clube, a primeira Noite Dançante com FlashBack anos 60 e 70, como parte das ações do Outubro Rosa, com renda revertida para o Projeto Viva (Casa de Apoio ao Paciente Oncológico).

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com