Cidades

Hospital São Camilo inicia sessões de hemodiálise na UTI

A hemodiálise substitui temporariamente a função dos rins por intermédio de uma máquina: menos riscos

FABRICIANO – A equipe médica da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Camilo e a diretoria administrativa anunciaram a implantação do serviço de hemodiálise para pacientes com insuficiência renal aguda (IRA), que demandam esses procedimentos. Essa semana foi realizada a primeira sessão na Unidade.

Segundo o dr. Márcio Neves, nefrologista e médico responsável pela primeira sessão realizada, os rins são de extrema importância para o organismo por serem responsáveis pelo controle da homeostase do organismo. Além de regular a filtração do sangue, eliminando impurezas que são deletérias para o mesmo, controlam o excesso de líquidos e eletrólitos no sangue. Sua função pode ser alterada por diversas doenças de forma crônica, como também, agudamente.

“A hemodiálise é uma modalidade de terapia de substituição renal onde ocorre a substituição temporária da função dos rins por intermédio de uma máquina, dando suporte ao paciente no tratamento da patologia que desencadeou o problema até sua completa recuperação. Quando ocorre a perda abrupta da função renal o organismo fica exposto a um grande desequilíbrio, gerando transtornos graves e risco iminente de óbito”, afirma.

SOLUÇÃO
De acordo com o coordenador da UTI, dr. Rogério Machado, apesar de fazer parte de uma realidade no Vale do Aço, a hemodiálise em UTI era um procedimento inimaginável para pacientes do SUS em Coronel Fabriciano há poucos meses atrás. “É um avanço que representa muita resolutividade na assistência do São Camilo para toda a região, pois evitamos a transferência de pacientes com essa patologia e a consequente possibilidade de óbito futuro”, afirma.

As sessões serão realizadas conforme a necessidade, baseada no perfil dos pacientes atendidos. A diretora administrativa, Érica Dias, reforçou que a implantação faz parte de uma parceria entre a São Camilo e o Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, em busca de ampliar a oferta de serviços no Hospital. “Aos poucos vamos fortalecendo as nossas especialidades e a nossa gama de serviços oferecidos para contemplar pacientes de todas as naturezas”, finaliza.

A equipe responsável pelo serviço de hemodiálise do Hospital São Camilo é composta por três médicos nefrologistas: Márcio Neves Franco, Alexandre Silveira e Ana Carla Castro dos Santos.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com