Cidades

Hospital e Maternidade Vital Brazil notifica PMT sobre nova paralisação

TIMÓTEO – O município de Timóteo foi surpreendido nesta terça-feira com um comunicado da Fundação São Camilo – Hospital e Maternidade Vital Brazil (HMVB) anunciando a suspensão do contrato nº 052/2016, para o atendimento à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS), motivada por um débito do Estado com a instituição.

A previsão é de que o serviço seja suspenso a partir da próxima segunda-feira, dia 8 de julho. Segundo o ofício, o HMVB só atenderá pelo Protocolo de Manchester as fichas vermelhas e laranjas – emergência e muita urgência.

Reunião entre representantes do Hospital Vital Brazil e da Prefeitura de Timóteo

A Superintendência Regional de Saúde junto com a Secretaria de Saúde de Timóteo estão elaborando um novo fluxograma de atendimento para acolher os pacientes que não puderem ser atendidos no Hospital e Maternidade Vital Brazil no período da paralisação. Também foi encaminhado um ofício ao governo de Estado pedindo providências para a regularização dos repasses.

A Secretaria de Saúde de Timóteo informa que realiza no Centro de Saúde João Otávio 4,5 mil atendimentos por mês, sendo que o convênio pactuado com o Hospital e Maternidade Vital Brazil  é para o atendimento de 1,5 mil/mês usuários, mas desde dezembro de 2018 a instituição só realizou a média de 900 atendimentos/mês.

“Lamentavelmente essa não é a primeira vez que o Hospital e Maternidade Vital Brazil fecha as portas para o atendimento dos usuários do SUS. A saúde pública é um direito do cidadão garantido pela Constituição Federal e não pode ser usada como instrumento de pressão prejudicando assim a população de baixa renda que é a que mais precisa de atendimento público de saúde”, diz a Prefeitura.

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com