Unidade hospitalar fez 1,3 milhão de atendimentos e mais de 5,8 mil cirurgias no período
FABRICIANO – O Hospital Dr. José Maria Morais completa seis anos de funcionamento salvando vidas e garantindo saúde para a população de Coronel Fabriciano e região. Reaberto e gerido pela Gestão Novos Tempos desde o dia 7 de julho de 2017, a unidade atingiu marcas expressivas como mais de 1.3 milhão atendimentos ambulatoriais, 5.830 cirurgias e 25 mil internações realizadas.
Única porta 100% SUS da Micro de Fabriciano, o HJMM é referência em clínica cirúrgica de baixa-média complexidade para outros sete municípios que integram a Microrregião de Saúde, contemplando cerca de 230 mil habitantes. Hoje com 82 leitos, sendo 19 para UTI e 10 reservados para cirurgias (8 cirurgias geral e 2 para diagnóstico e terapêutico) e um bloco cirúrgico com duas salas, a unidade vem se destacando nos números e tipos de procedimentos.
NÚMEROS
De janeiro a junho deste ano, já foram realizados 875 procedimentos cirúrgicos com sucesso – 589 procedimentos a mais do que o total feito em todo o ano de 2016 pelo antigo Hospital São Camilo. Dentre as principais especialidades atendidas pelo HJMM estão cirurgias gerais (hérnias, vesículas e outras), ginecologia, ortopedia, urgência e pediatria. Recentemente, foram incluídas no catálogo de serviços laqueadura e vasectomia.
Com os investimentos em obras, equipamentos e reorganização da equipe, o HJMM atingiu a marca de 6,6 cirurgias/dia contra a média de 2,7 procedimentos desde a sua reabertura, em 2017, quando o bloco cirúrgico foi reestruturado pela atual gestão. Na época do São Camilo, a média era de 1,1 cirurgia/dia.
PACIENTES APROVAM
Quem precisa ou já precisou do atendimento no HJMM reconhece a sua importância para rede de Saúde e aprova a assistência recebida.
Este é o caso do Sr. Antônio Vitor, que por duas vezes precisou se internar no Hospital nos últimos anos: primeiro, por causa de Covid-19, agora, para tratar de uma úlcera. “Fui bem atendido nas duas vezes que precisei. Estou satisfeito. Tem 80 anos que moro aqui e igual esse prefeito, nunca vi. Não tem do que reclamar “, disse.
Deise Gomes está acompanhando o pai Donato Oliveira dos Santos, em internação no HJMM há cinco dias, e já melhora em seu quadro. “Meu pai chegou em um estado muito crítico. E a gente vê a sua melhora, que é resultado do atendimento médico, de enfermagem e todos os cuidados que ele está recebendo”, conta.
NOVOS INVESTIMENTOS
Uma celebração religiosa foi realizada nesta segunda-feira, 10/7, para comemorar o aniversário do Hospital Dr. José Maria Morais na capela Nossa Senhora Auxiliadora. Durante a cerimônia, foram anunciados novos investimentos e ações para fortalecer, ampliar e humanizar os atendimentos oferecidos aos usuários.
AQUISIÇÕES
“O balanço dos últimos seis anos é positivo e esperamos que os números assistenciais só aumentem. E nós temos investido cada vez mais em humanização, equipamentos, estrutura, profissionais para ampliar a oferta de serviços, em especial de cirurgias”, explica o Diretor do HJMM, Ernany Duque de Oliveira Jr.
Dentre eles, estão a aquisição de uma torre de vídeo e instrumentais para realização de cirurgias por videolaparoscopia, num investimento de R$R$ 370 mil em recursos próprios do município. “O equipamento está previsto para chegar ainda este mês e já estamos na fase de credenciamento de profissionais. Será um ganho em resolutividade, diminuição no tempo de internação e recuperação para o paciente, além da ampliação da oferta de procedimentos”, explica o Diretor Executivo do HJMM, Ernany Duque.
TOMOGRAFIA
O HJMM também passará a contar em breve, com um novo e moderno aparelho de tomografia com 32 canais para exames de imagens para diagnóstico mais preciso e ágil dos pacientes. Neste último, o investimento foi da ordem de R$ 1,4 milhão em convênio com o Estado.
HUMANIZAÇÃO
Não são só os investimentos em equipamentos e infraestrutura que têm feito a diferença no Hospital Dr. José Maria Morais. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança da Saúde e a direção da instituição hospitalar, tem implementado ações visando a humanização do atendimento. O mais recente foi o projeto Acolher, com reforço das equipes de assistência social e psicologia, para receber, ouvir e dar seguimento às demandas dos pacientes e seus acompanhamentos.
Implantado há cerca de dois meses, o projeto tem aplicado questionários para coletar as principais demandas, elogios e sugestões dos usuários com assistência prestada na unidade. Segundo o relatório de junho, o índice de satisfação foi de 91% entre satisfeitos e muitos satisfeitos.