O Hospital Dia que será construído em Santana do Paraíso representa um marco histórico para a saúde pública do Vale do Aço e de todo o Leste de Minas. Fruto de mais de uma década de mobilização liderada pelo Consaúde e apoiada por 24 municípios, o projeto avança com a confirmação de R$ 20 milhões em investimentos do Governo Federal. A nova unidade beneficiará diretamente mais de 600 mil habitantes da região.
HISTÓRIA
Segundo o presidente do Consaúde e prefeito de Jaguaraçu, Márcio Lima, o projeto nasceu de discussões em sua primeira gestão à frente do consórcio, em 2015/2016. “Foi naquele mandato que, junto com os prefeitos da época, começamos a discutir e sonhar com um Hospital Dia regional. Visitamos terrenos, estudamos viabilidade e colocamos essa proposta como prioridade. Mesmo sem as condições de avançar na época, principalmente por não ter uma área adequada disponível, nunca abrimos mão desse objetivo. Agora vemos esse sonho se concretizando”, destacou.
RETOMADA
Após ser eleito prefeito novamente em 2020, Márcio concorreu também à presidência do Consórcio, quando apresentou como plataforma de campanha, a construção do Hospital. O prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Moratto, entendendo a importância estratégica do projeto, disponibilizou a área, o que possibilitou novo fôlego à causa. A partir daí, com apoio de lideranças políticas e da equipe técnica do Consaúde, foi feita a regularização e registro da área, elaborados projetos técnicos e executivos, obtidas as aprovações dos projetos nos órgãos estaduais e municipais.
ENCAMINHAMENTOS
Com planejamento estruturado e todos os requisitos legais atendidos, o Consaúde levou a proposta ao Ministério da Saúde em uma agenda com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, articulada pelo ministro Alexandre Silveira e pelo deputado federal Leonardo Monteiro. “Apresentamos não apenas uma ideia, mas um projeto pronto e viável, mostrando ao Governo Federal que o Vale do Aço estava preparado para receber esse investimento”, destacou Márcio Lima.
ESTRUTURA MODERNA E REGIONAL
O Hospital Dia terá três pavimentos, 20 consultórios, um bloco cirúrgico com duas salas, além de serviços de apoio em diagnóstico por imagem (raio X, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia). A unidade oferecerá ainda atendimento em terapias referenciadas, com destaque para o cuidado a crianças com necessidades especiais.
Voltado a procedimentos eletivos de média complexidade e regime de curta permanência, o hospital dará mais fluidez à rede hospitalar da região, desafogando leitos e ampliando o acesso da população.

UNIÃO QUE TRANSFORMA
Para a Secretária Executiva do Consaúde, Ângela Barroso, o hospital simboliza a força da união regional: “Essa conquista representa muito mais que um prédio. É a prova de que, juntos, os 24 municípios são capazes de transformar a realidade da saúde pública. O Consaúde já realizou mais de dois milhões de procedimentos ao longo da sua história e agora dá um passo ainda maior para ampliar seu alcance e garantir dignidade aos cidadãos.”
Embora o evento oficial de anúncio, inicialmente previsto para o dia 20 de setembro, tenha sido adiado, o consórcio reafirma que a nova data será definida em conjunto com o Ministério da Saúde e comunicada com transparência a toda a população.
Consaúde: três décadas de história e conquistas
Criado em 1995, o Consaúde foi pioneiro entre os consórcios públicos de saúde em Minas Gerais. Atualmente, atende 24 municípios e já beneficiou mais de 90 mil famílias por ano, consolidando-se como instrumento essencial de cooperação regional. Da implantação de laboratórios e serviços de vigilância sanitária à renovação da frota de transporte sanitário, o consórcio acumula avanços que individualmente os municípios dificilmente conseguiriam conquistar.
A construção do Hospital Dia é a maior realização em sua trajetória, reafirmando o legado de união e cooperação intermunicipal. Para Márcio Lima, presidente do consórcio, a obra é fruto de um esforço coletivo: “Esse hospital é o legado de todos os prefeitos que acreditaram no Consaúde. Santana do Paraíso foi parceiro ao ceder o terreno, e cada município contribuiu de forma decisiva. O grande mérito é coletivo, e quem ganha com isso é o cidadão.”