TIMÓTEO – O Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo, administrado pela Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB) foi denunciado pelo portal “Bairros Net” por se negar a atender um paciente de outra cidade. Um cidadão, idoso, morador de Coronel Fabriciano, precisando de uma cirurgia no punho, foi aceito pelo sistema SUS Fácil para atendimento em Timóteo. A unidade de saúde de Fabriciano, confiando na informação oficial, encaminhou o paciente em ambulância ao hospital timotense.
“Ao chegar no Hospital Vital Brazil, o paciente foi surpreendido com a negativa de atendimento. Segundo a instituição, o aceite solicitado pelo sistema SUS Fácil, havia sido feito por engano. O idoso, debilitado, foi deixado em uma cadeira de ferro, com frio e fome, aguardando providências. Somente após novo contato da equipe de Fabriciano é que a ambulância retornou para buscá-lo”, afirma o Jornal BairrosNet.
Em um vídeo enviado ao JBN, o diretor do Hospital Dr. José Maria de Morais, em Coronel Fabriciano, Mak Lenon Alves da Silva, se manifestou de forma indignado com a situação. “Eu não aceito que um paciente de Fabriciano seja tratado da forma como esse senhor foi tratado no hospital de Timóteo. Timóteo vai ter que pagar por isso”, garantiu o diretor.
Segundo apurações preliminares, esse tipo de situação jamais havia ocorrido antes, o que levanta ainda mais preocupação sobre a atual condução da saúde no município de Timóteo.
O caso evidencia o descaso com a dignidade dos pacientes e expõe a desorganização na regulação e no atendimento hospitalar da cidade. A situação será levada aos órgãos competentes para que os responsáveis sejam identificados e providências urgentes sejam tomadas.
Na sexta-feira (27) a reportagem do JBN procurou a direção do Hospital e Maternidade Vital Brazil, administrado pela Associação Hospitalar Beneficente do Brasil (AHBB), mas naquela oportunidade, ninguém se colocou à disposição para se posicionar sobre o assunto. Foi deixado o contato do JBN na portaria do hospital, mas até o fechamento desta edição, não houve manifestação. O vice-prefeito de Coronel Fabriciano, Ricardo Cacau, publicou vídeo com pronunciamento oficial, dizendo que a cidade de Coronel Fabriciano e o Hospital José Maria Moraes, não aceitam este descaso do Hospital de Timóteo contra o paciente de Coronel Fabriciano. Ele ainda revelou que tanto o Hospital de Timóteo, quanto o SUS fácil serão responsabilizados por tal situação.