Foto: Facundes falou sobre o ano difícil para as empresas: eleições e Copa fizeram o consumo despencar – Crédito: Emmanuel Franco
Serão 11 horas a mais nas vésperas da principal data comemorativa; empresários estão otimistas e acreditam em vendas melhores que no ano passado
TIMÓTEO – A partir da semana que vem, o comércio nas três principais cidades do Vale do Aço funcionará em Horário Especial de Natal. Em Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, de segunda (19) a quinta-feira (22), as empresas estão autorizadas a abrir as portas das 9h às 20h. Na sexta (23), o expediente nos três municípios será das 9h às 21h, enquanto no sábado (24), das 9h às 18h.
“Onze horas a mais com as lojas abertas nas vésperas da principal data comemorativa do ano é uma conquista para as empresas. Estamos no último mês de um ano que castigou o comércio! Primeiro, o consumo caiu por conta das eleições federais. Depois, o foco ficou na Copa. Enfim, estamos em paz para abrir as nossas lojas com tranquilidade e garantir boas vendas”, desabafa o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Bens e Serviços (Sindcomércio) do Vale do Aço, José Maria Facundes.
As negociações que garantiram o funcionamento ampliado para Coronel Fabriciano e Timóteo chegaram ao fim no início da tarde desta terça-feira (13). Já em Ipatinga, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com as mesmas diretrizes foi assinada no último dia 9.
TROCA DE PRESENTES
No sábado (26), já compensando as horas a mais trabalhadas durante todo o ano, os comerciários folgarão de manhã, com o comércio abrindo as portas das 13h às 19h. “Também já protocolamos ofícios às polícias militar e civil, bem como às empresas de ônibus, pedindo, respectivamente, mais segurança e ampliação do transporte urbano em razão do Horário Especial”, informou o presidente do Sindcomércio.
PESQUISA
Uma pesquisa realizada pelo Sindcomércio junto a 87 empresas da região apontou que há otimismo por parte de 72,4% dos entrevistados. Eles acreditam que as vendas no Natal deste ano serão melhores, quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Para 44% dos lojistas, roupas serão os produtos mais vendidos este mês.
Sobre investimentos para alavancar o consumo nos próximos dias, os empresários disseram que vão priorizar, sobretudo, vendas on-line, propagandas e promoções. Mais uma vez, as compras com cartão de crédito devem prevalecer, sendo a escolha de quase 80% dos consumidores.
Por último, quando indagados sobre qual o “ticket médio” esperado por consumidor, os lojistas disseram que cada pessoa que for às compras deve estar disposta a gastar entre R$ 200 e R$ 300.