Policia

Homicídios e roubos crescem em Fabriciano

Para policial, o aumento da criminalidade está relacionado à difusão do tráfico de drogas

 

FABRICIANO – Os números apontam um crescimento da violência no segundo município mais populoso do Vale do Aço. De janeiro deste ano até agora, foram 19 assassinatos, a maioria ligada ao tráfico de drogas. Já as tentativas de homicídio subiram 10 em 2011 (de janeiro a 10 de abril) para 14, no mesmo período deste ano.
O aumento também foi registrado nos crimes contra o patrimônio: em 2011 foram 29 vítimas de roubo, contra 42 no mesmo período de 2012.
O Major Márcio, comandante da 178ª Cia da Polícia Militar, confirma que houve aumento na cidade de crimes violentos. Para o policial, um estudo deveria ser realizado a fim de diagnosticar quais as carências da cidade e disponibilizar investimentos para reverter o quadro.
Apesar das considerações, o major acredita que o principal causa do aumento da criminalidade é a difusão do tráfico de drogas. “As pessoas que atuam nesta área brigam entre si para conseguir um maior número de clientes, o que provoca as mortes. Muitas vezes não estão recebendo a dívida do usuário”, pontua.

IMPUNIDADE
Outro dado importante apontado pelo Major como sendo um dos principais fatores que colaboram para o aumento da criminalidade é falta de punição, principalmente nos casos de crimes violentos. “A comunidade não consegue dar resposta aos crimes em Coronel Fabriciano. E tem também a questão do menor infrator, que é usado pelos adultos para assumir os crimes, justamente por causa da legislação atual e da falta de um Centro de Internação para Adolescentes Infratores”, frisa.

APREENSÕES
Se por um lado o índice de crimes violentos aumentou, a apreensão de armas quase dobrou. Em janeiro a 10 de abril de 2011 foram apreendidas 38 armas; já no mesmo período deste ano foram 68 apreensões. O major entende que este dado estatístico possui duas vertentes. “Por um lado é ruim porque significa que ainda tem muito armamento para os indivíduos infratores. Por outro lado, a notícia é muito boa porque demonstra o trabalho eficaz que a Polícia Militar está fazendo”, considera.

BATALHÃO
De acordo com o major, há um anseio da comunidade para que se instale em Coronel Fabriciano um Batalhão da Polícia Militar. O efetivo de policiais atualmente na cidade é de 136 policiais militares. O major disse que mais de 20 mil assinaturas foram colhidas e encaminhadas à Secretaria de Defesa Social com a solicitação. “Acredito que com um batalhão vai aumentar o efetivo, viaturas. Terá que aumentar o investimento, e com certeza vai refletir nos números da criminalidade”, finaliza major Márcio.


Homicídio registrado este ano no Caladão: os atentados contra a vida e assaltos também engrossam as estatísticas de crimes violentos

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com