TIMÓTEO – O Hospital e Maternidade de Timóteo atingiu um marco significativo em sua trajetória ao realizar no dia 16 de dezembro de 2024, sua primeira nefrectomia (cirurgia para retirada do rim) por vídeo. Essa técnica cirúrgica inovadora e de alta tecnologia oferece benefícios como menor tempo de internação, uma recuperação mais rápida e tranquila para o paciente, além de excelência nos resultados clínicos.
O procedimento foi conduzido pelo Dr. Filipe Martins, urologista especialista em videocirurgia e cirurgia robótica, reforçando o compromisso do hospital em adotar tecnologias de ponta em suas práticas médicas.
Além de ser a primeira vez que essa cirurgia é realizada no Hospital e Maternidade de Timóteo, um ponto de destaque é que o procedimento foi feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ampliando o acesso da população a tratamentos de alta complexidade.
GRANDE PASSO
Belmiro Costa, diretor do hospital, destacou a relevância deste avanço para a instituição e para a comunidade. “Este é um grande passo para o nosso hospital. A realização dessa cirurgia por vídeo coloca Timóteo em um novo patamar de atendimento e cuidado com o paciente, especialmente no âmbito do SUS. Gostaria de parabenizar toda a equipe envolvida, que se dedicou para que esse procedimento fosse um sucesso.”
A cirurgia foi finalizada com êxito, e o paciente já foi encaminhado ao setor de internação sem intercorrências, demonstrando o sucesso e a segurança da nova técnica adotada pelo hospital.