Cidades

HMC homenageia Aloísio Benvindo e dá seu nome à UTI da Unidade II

(Crédito: João Rabêlo)

IPATINGA – O Hospital Márcio Cunha prestou homenagem a um grande colaborador e professor no exercício diário da medicina para segurança e qualidade assistencial aos pacientes. O médico infectologista e intensivista Aloísio Benvindo de Paula agora passa a dar nome à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unidade II do Hospital Márcio Cunha. A celebração ocorreu nesta quarta, 13, com a presença de diretores, colegas de trabalho e médicos residentes.

“Fico muito satisfeito e emocionado, pois essa homenagem representa a concretização de um sonho de muitas ideias para melhorar a assistência na região”, agradeceu. Inaugurada em abril deste ano, com a entrega da primeira fase de ampliação e modernização do HMC, a UTI da Unidade II aumentou em 50% o número de leitos de terapia intensiva da instituição, com dez novas acomodações. Até 2015, serão construídos outros dez leitos na Unidade I, o que elevará a quantidade do Márcio Cunha para 40 leitos de UTI, seguindo às recomendações da Organização Mundial de Saúde, que preconiza que de 7% a 10% do total de leitos hospitalares sejam de terapia intensiva.

HISTÓRIA
Um cenário bem diferente de quando Dr. Aloísio chegou ao Vale do Aço. “Vim em 1977 de São Paulo para Ipatinga, quando me pediram para montar a primeira UTI do hospital. De lá para cá, sempre em equipe, enfrentamos vários desafios e ajudamos a estruturar o Márcio Cunha, com laboratórios, equipamentos, novos leitos de internação, a criação da Usisaúde, entre outros. E hoje, ainda temos outras inovações a criar, o que serve de estímulo para mim e para as novas equipes”, conta Dr. Aloísio.

EXEMPLO
Na cerimônia de descerramento da placa de homenagem, o superintendente do HMC, Mauro Oscar Soares de Souza Lima, agradeceu ao médico por sua trajetória profissional. “Seu nome hoje está na história do Hospital Márcio Cunha e esta é uma forma que a gente encontrou de perpetuá-lo por tudo o que fez. Uma homenagem mais que merecida. A placa é um mero objeto, mas o mais importante é o que fica na memória das pessoas.”

Para o diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier, Luís Márcio Araújo Ramos, Dr. Aloísio construiu “um legado importante: a de pessoas que se vincularam ao HMC, emprestando todo o seu conhecimento para construção coletiva”. E isso pode ser visto em seu dia a dia de trabalho. Referência no corpo clínico da instituição para discussão de casos de diversas patologias, o médico também é preceptor de Clínica Médica há 11 anos, uma das seis especialidades ofertadas pelo HMC no Programa de Residência Médica aos jovens que se ingressam na instituição.

“Jamais quero ser o defunto mais rico do cemitério”, brinca Aloísio. “É bom ver que a semente plantada deu uma árvore boa e com bons frutos. Quero, sim, é continuar repassando o conhecimento que Deus me deu aos outros e lutar para melhorar a qualidade de vida das pessoas.”

Você também pode gostar

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com